quinta-feira, 12 de abril de 2012

Saiba como evitar dores nas pernas causadas pela má circulação do sangue

 http://www.blog.saude.gov.br/
Saiba como evitar dores nas pernas causadas pela má circulação do sangue:
Dores nas pernas são queixas frequentes de quem trabalha muito tempo sentado ou fica muitas horas em pé. A má circulação venosa do sangue nos membros inferiores é uma das principais razões para queixas como essa. Chefe de serviços de cirurgia vascular do Hospital Federal dos Servidores do Estado (RJ), vinculado ao Ministério da Saúde, Sergio Silveira Leal de Meirelles, afirma que atividades físicas aeróbias ajudam a evitar a má circulação venosa.
“Neste tipo de exercício os músculos que trabalham nos membros inferiores se contraem. Ou seja, a musculatura da panturrilha trabalha como se fosse um coração, empurrando o sangue para cima”, explica o médico.  No trabalho, Sérgio Meirelles aconselha o uso de meias elásticas. “Elas são o melhor tratamento clínico na insuficiência venosa. Com a compressão adequada, evita a dor e o inchaço porque impede que a veia se distenda pela ação da gravidade”, acrescenta.
Em casa, procure deitar-se com vários travesseiros sob os pés. Ou sente em uma cadeira e coloque os pés nas costas de outra cadeira. Outra forma de amenizar dores nas pernas é fazer intervalos frequentes para andar ou sentar com os pés para cima. “Esta é uma maneira de usar a gravidade para ajudar o sangue a se mover do pé e tornozelos de volta ao coração”, afirma. Outra dica é ocasionalmente ficar na ponta dos pés.
O médico explica que o sistema venoso é responsável pelo retorno do sangue das pernas e pés para o coração e, ao contrário do sangue arterial, ele corre contra a força da gravidade, ou seja, não tem nenhum órgão como o coração para bombeá-lo de volta. “Isso é feito com a ajuda dos músculos e das veias das pernas e dos pés. Quando a pessoa fica muito tempo parada na mesma posição, dificulta essa volta”.
Segundo o médico, quando o sangue não consegue subir, ele se acumula nas veias das pernas e pés. Elas ficam dilatadas e isso pode acarretar o surgimento das varizes. “O problema de má circulação tem relação de causa e efeito com a variz. Sintomas como pernas cansadas e pesadas pioram em quem tem varizes porque é mais um fator para dificultar a circulação”, observa Sérgio.
O especialista explica que a tendência é que homens e mulheres sofram da mesma forma. “Elas têm maior propensão de ter as veias dilatadas e ter varizes por fatores hormonais”, frisa. E, ao contrário do que muitos acreditam, salto alto não aumenta a quantidade de varizes. “Quem usa salto por muitas horas seguidas tende a ficar com pé e tornozelos mais inchados, mas, assim como usar roupas apertadas, não é um fator que chegue a gerar distúrbio na circulação venosa”, conclui.
Fonte: Ana Paula Ferraz / Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário