sexta-feira, 25 de maio de 2012

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 26 de maio a 1o de junho

 http://elosdasaude.wordpress.com/
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 26 de maio a 1o de junho:
RIO SEM RAIVA 2012
Começa neste sábado, 26 de maio, a campanha Rio Sem Raiva 2012, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ) para imunização de cães e gatos. A primeira etapa contempla os bairros de Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Manguariba, Palmares, Pedra de Guaratiba, Barra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba, com a meta de vacinar 80 mil animais. As próximas serão realizadas nos dias 30 de junho, 21 de julho, 25 de agosto e 22 de setembro. Cães, gatos e morcegos são os principais transmissores da raiva, que compromete o sistema nervoso do homem, quando contaminado. Ao levar o animal de estimação para vacinar, é preciso tomar algumas precauções. Os cães devem estar com coleira e guia e os gatos devem ser levados em sacolas de pano ou em gaiolas apropriadas. Animais que têm temperamento agressivo devem estar com focinheira. Mais informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento da Prefeitura, pelo telefone 1746.


OPERAÇÃO SORRISO
A ONG Operação Sorriso seleciona pacientes para cirurgia gratuita em portadores de fissuras labiopalatinas (conhecidas também como lábio lascado, lábio leporino, fenda palatina ou goela de lobo). A seleção será realizada nos dias 31 de maio e 1o de junho, a partir das 8h, no Centro de Tratamento de Anomalias Craniofaciais (Avenida Marechal Rondon, 381, Tijuca). As cirurgias serão agendas entre 4 e 8 de junho, no Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel. Conheça a experiência de Victoria Mey, estudante de Medicina e voluntária da ONG Operação Sorriso.
ACESSO LIVRE A DADOS AMBIENTAIS
O cidadão sabe o que são dados ambientais? Os dados ambientais estão disponíveis para a população? Que uso se pode fazer deles? Qual o impacto do acesso aos dados ambientais nas políticas públicas e no dia a dia do cidadão? Este acesso fortalece a democracia e a governabilidade ambiental? Para debater essas e outras questões, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) promove o seminário Icict na Rio +20: Acesso livre aos dados ambientais, dia 31 de maio, quinta-feira, de 10h às 13h. O evento acontece no Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi da Biblioteca de Ciências Biomédicas da Fiocruz.
EM CINE – CICLO DE DEBATES
Nesta quarta-feira, 30 de maio, o Em Cine – Ciclo de Debates aborda o tema “Pais e filhos em tempos de Internet”. O debate acontece após a exibição do filme Confiar, de David Schwimmer. A narrativa conta a história de uma adolescente que se envolve em uma perigosa relação com um amigo virtual e problematiza a  forma como seus pais lidam com a situação. A atividade é coordenada pela psicóloga Mônica Corrêa Meyer, especialista em Psicologia Jurídica e em terapia familiar. O Em Cine – Ciclo de Debates é promovido pelo Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) toda última quarta-feira do mês, na sala 524 do bloco D da UERJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário