sexta-feira, 25 de maio de 2012

INICIATIVA INTERESSANTE - Catador por um dia

http://www.mundosustentavel.com.br/
Iniciativa interessante, todos podem fazer e participar.
Catador por um dia:

Por Tania Valeria Gomes é jornalista e pós-graduanda do curso de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Questões Globais da FAAP.
Fonte: Blog Seja Sustentável – Estadão

Há alguns anos assisti e me impressionei com o vídeo “Let’s Do It Estonia”. Achei demais toda aquela gente se juntando para recolher o lixo que se espalhava pelo país. A motivação era comovente e inspiradora. Queria muito participar de algo assim, e neste domingo isso será possível. A campanha Limpa Brasil! Let’s Do It! finalmente chega até São Paulo e promove um mutirão de catadores voluntários com o objetivo de recolher resíduos recicláveis e rejeitos espalhados pelas ruas da capital paulista.

ASSISTA AO VÍDEO

A iniciativa já passou pelo Rio de Janeiro, Brasília, Goiânia e Campinas no ano passado e agora começa mais uma séria de edições que serão realizadas em Santo André, Mauá, Recife, Curitiba, Vitória, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Belém e São Luís.
O objetivo desta campanha, presente em mais de 70 países, é conscientizar a população sobre o destino correto do lixo. E uma campanha como esta é mais do que urgente em uma cidade como São Paulo, que produz 18 mil toneladas de lixo por dia e que vê boa parte deste material jogado nas ruas e rios.
A cidade terá 97 ecopontos, lugares para onde os catadores voluntários deverão levar o material recolhido para que seja feita a destinação correta. Os recicláveis vão para cooperativas que atuam em São Paulo e os rejeitos serão levados a aterros sanitários pela Prefeitura.
Quem quiser participar pode se inscrever no projeto pelo site do Limpa Brasil. Um certificado será emitido para os participantes. Vale ressaltar ainda que a campanha distribuirá sacos de lixo e luvas nos ecopontos, veja a lista de endereços.
Um show em agradecimentos aos voluntários será organizado no Vale do Anhangabaú, às 16 horas, e terá apresentações de Toni Garrido, Banda Bicho de Pé, Mariana Aydar, Filipe Catto, Almir Guineto e Ellen Oléria.
Abaixo os números* da campanha nas cidades que já receberam o projeto:
Rio de Janeiro – 05 de junho
6,5 mil pessoas envolvidas
17 toneladas de materiais recicláveis
Brasília – 21 de agosto
8 mil pessoas envolvidas
59 toneladas de resíduos recolhidos
Goiânia – 26 e 27 de agosto
15 mil pessoas envolvidas
174 toneladas de resíduos recolhidos
Campinas – 25 de setembro
12 mil pessoas envolvidas
400 toneladas de resíduos recolhidos
Dados retirados do site Limpa Brasil.




Postado por Daniela Kussama


Nenhum comentário:

Postar um comentário