quarta-feira, 16 de maio de 2012

ALUNOS DAS ESCOLAS DA PREFEITURA PARTICIPAM DO PROJETO CONHECENDO O JUDICIÁRIO

FONTE: PCRJ

Objetivo do projeto é possibilitar que os alunos conheçam como funciona a justiça do país, as profissões e as funções que as pessoas exercem em um Fórum

15/05/2012

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Fórum da cidade do Rio de Janeiro/AMAERJ e a Fetranspor está oferecendo aos alunos do 9° Ano de 10 Ginásios Experimentais, o Projeto Conhecendo o Judiciário. O projeto tem por objetivo possibilitar que os alunos da prefeitura conheçam como funciona a justiça do país, as profissões e as funções que as pessoas exercem em um Fórum.

Ao longo do ano, representantes da AMAERJ irão até as escolas apresentar aos alunos conceitos pertinentes ao tema do projeto como: esclarecer como o Poder Judiciário tem importante missão na resolução dos conflitos sociais, desigualdades e preservação de valores; promover um espaço de discussão crítica e reflexiva entre os alunos acerca do respeito aos direitos alheios como forma de terem os seus direitos respeitados; além de subsidiar a disciplina “Projeto de Vida”, ao elencar as diferentes profissões e funções exercidas por profissionais que viabilizam o funcionamento de um Fórum.
 
Após esse encontro, os alunos farão uma visita ao Fórum da cidade e posteriormente irão realizar produções textuais sobre o Projeto Conhecendo o Judiciário. Ao final do ano, os trabalhos dos alunos serão encaminhados às respectivas coordenadorias e os melhores textos constituirão uma coletânea que será distribuída nas 11 escolas participantes do projeto.  
 
GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA
 
O programa, criado em 2011, pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, tem como base três eixos: excelência acadêmica, educação para valores e projeto de vida do aluno. O novo modelo de ensino, realizado em tempo integral, é voltado para alunos do 7° ao 9° Ano da rede municipal. A metodologia é adotada em 19 unidades que oferecem mais tempos de aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês, além de professores com dedicação exclusiva aos alunos, salas de aula temática, com o deslocamento dos alunos até a sala de cada disciplina e bibliotecas compostas com grande clássicos da literatura e material de pesquisa de profissões.
 
No Ginásio Experimental Carioca são oferecidas diversas atividades para que cada aluno possa detalhar seus sonhos profissionais e assim elaborar um projeto de vida. Com ajuda do seu professor tutor, os alunos são orientados a participar de atividades eletivas que o auxiliem a prosseguir no seu projeto de vida. Todas as disciplinas eletivas têm um cunho pedagógico, com o conceito de que para realizar qualquer sonho os alunos precisam ter uma formação básica sólida.
 
Lista das 10 escolas que participam do Projeto Conhecendo o Judiciário
 
Escola Municipal Rivadávia Corrêa
Escola Municipal Orsina da Fonseca
Escola Municipal Bolívar
Escola Municipal Anísio Teixeira
Escola Municipal Mário Paulo de Brito
Escola Municipal Coelho Neto
Escola Municipal Governador Carlos Lacerda
Escola Municipal Nicarágua
Escola Municipal Von Martius
Escola Municipal Princesa Isabel

Nenhum comentário:

Postar um comentário