quarta-feira, 16 de maio de 2012

FIQUE SABENDO - Prevenção contra desidratação deve ser mantida nas estações mais frias do ano

 http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Tanner Productions/Corbis
A preocupação com a hidratação do corpo deve permanecer mesmo quando a transpiração é menor. “Na estação mais fria do ano algumas pessoas não percebem a necessidade do consumo de água. Por falta dessa percepção, ocorre a desidratação, principalmente em crianças e idosos”, explica a consultora técnica da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN), Mariana Carvalho Pinheiro. O ideal é beber entre seis a oito copos diariamente. “Outros líquidos não substituem a água, mas podem ser agregados, como caldos e chás”, diz.
De acordo com nutricionista, para que o organismo funcione corretamente, o consumo adequado de água é primordial durante o ano todo. A água não só auxilia na regulação da temperatura corporal com o suor, como elimina as toxinas através da urina, é usada intensamente no processo de respiração e faz a distribuição de nutrientes pelos diversos órgãos do nosso corpo. “A água é essencial tanto do ponto de vista da circulação, quanto do ponto de vista da filtração e da manutenção de toda estrutura corporal, células, tecidos e até ossos”, observa Mariana.
Ela alerta que o adequado é beber água antes de sentir sede. “Normalmente quando o organismo dispara os mecanismos da sede, já é sinal de que o corpo está prestes a entrar em estado de desidratação”, afirma. Mariana acrescenta que o público mais vulnerável é o idoso e a criança. “Com o envelhecimento, diminuem a percepção de alguns mecanismos corporais, entre eles, a sede. Por isso o idoso leva mais tempo para perceber que está desidratado. Já a criança, não tem consciência de que precisa beber água”, explica a nutricionista.
Bebês de até seis meses de idade não precisam de água. Eles devem consumir exclusivamente leite materno. “É muito comum que as mães achem que devem oferecer água ou chá, mas isso não é necessário. O leite materno oferece os nutrientes e a quantidade de água que o bebê precisa. Para a produção do leite materno quem tem que consumir a água é a mãe”, frisa. Ela ensina que, à medida que for introduzido alimentos para essas crianças, deve-se introduzir a água.
Fonte: Ana Paula Ferraz/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário