quinta-feira, 31 de maio de 2012

E. M. CLA UDIO GANNS E A SUA PREOCUPAÇÃO COM O LIXO

A PREOCUPAÇÃOO COM O LIXO:
 
Este foi o tema desenvolvido com nossos alunos na Assembleia do dia 21/05/12.   Ao longo deste mês estaremos discutindo temas relacionados ao Meio Ambiente. Já falamos sobre sustentabilidade e a Conferência RIO+20. Nosso foco de hoje é o lixo.  O que fazer com tanto lixo que produzimos e que estratégias podemos adotar para diminuirmos nossa produção diária de lixo.   Foi apresentado o vídeo ILHA DAS FLORES, um documentário de Jorge Furtado, onde o principal produto em destaque é o lixo. Um cenário que nos mostra claramente a desigualdade social e que o fato de termos um telencéfalo altamente desenvolvido e polegar opositor, não nos torna menos vitimas do sistema capitalista, da má distribuição de rendas, o que acaba gerando fome.  A “Ilha das Flores” se tornou a “Ilha dos Lixos”. Veja abaixo:
      Desenvolvendo o assunto, a Diretora Adjunta Simone nos esclareceu a importância da utilização dos 3 Rs :  REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.
  • Reduzir: diminuir a quantidade de lixo residual que produzimos é essencial. Os consumidores devem adotar hábitos de adquirir produtos que sejam reutilizáveis, como exemplo: guardanapos de pano, sacos de pano para fazer suas compras diárias, embalagens reutilizáveis para armazenar alimentos ao invés dos descartáveis.
  • Reutilizar: utilizar várias vezes a mesma embalagem, com um pouco de imaginação e criatividade podemos aproveitar sobras de materiais para outras funcionalidades, exemplo: garrafas de plástico/vidro para armazenamento de líquidos e recipientes diversos para organizar  os materiais de escritório.
  • Reciclar: transformar o resíduo antes inútil em matérias-primas ou novos produtos, é um benefício tanto para o aspecto ambiental como energético.
  O livro escolhido pela Professora Luciane de Sala de Leitura, foi: Cuidado, Dona Mata!  de Regina Siguemoto e Martinez.
Sinopse: Dona Mata, ingênua, fica feliz ao ver chegar o Homem em busca do ouro de suas entranhas. Orgulhosa por poder ajudá-lo, não se importa com as escavações, com a derrubada de árvores, com o progressivo sumiço dos pássaros... Até que, esgotadas as buscas, a Mata está quase morta. Mas é salva pelos bichos que a habitam. Quando o Homem volta, a lição foi aprendida, e Mata e bichos impedem que ele a destrua. ' 
  O livro está disponível para empréstimo em nossa Sala de Leitura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário