terça-feira, 3 de julho de 2012

Dê preferência aos lenços descartáveis para proteger o rosto ao tossir ou espirrar

 http://www.blog.saude.gov.br/
Práticos e muito eficazes, os lenços de papel evitam a liberação do vírus no ambiente.| Foto: Michael A. Keller/Corbis
Com o início do inverno registra-se um aumento nos casos de doenças respiratórias e uma maior incidência de gripe. A hipótese para este aumento é que neste período as pessoas tendem a permanecer mais em lugares fechados e o ar circula por mais tempo no mesmo ambiente. Portanto, o ideal é estar atento aos hábitos de higiene.
Quando se está gripado, é preciso ter alguns cuidados para não contaminar as pessoas ao redor. Usar lenços de papel para proteger o rosto ao tossir e espirrar é uma boa alternativa. Desta forma, você diminui a quantidade do vírus da gripe que poderia liberar em um ambiente. O diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, alerta para outras atitudes que evitam a disseminação do vírus ainda que se faça uso do lenço. “O lenço deve ser, de preferência, descartável e depois de utilizá-lo a pessoa tem que descartá-lo e em seguida lavar as mãos”, alerta o diretor.
Você também pode cobrir as vias aéreas utilizando o braço, evitando utilizar as mãos. Neste caso, os cuidados com a higiene devem ser redobrados. “Nem todo mundo sabe, mas a gripe se transmite muito facilmente pelas mãos. As pessoas sem querer levam as mãos ao nariz e à boca, e podem, com isso, transmitir e receber o vírus”, explica Maierovitch.
Por isso, o Ministério da Saúde alerta para a necessidade de higienizar as mãos, usando álcool gel e as lavando com frequência. Já o descarte do lenço de papel é simples, podendo ser feito em lixeira comum. Como o vírus expelido pelo corpo está em contato com o papel e, felizmente, não dura muito tempo fora do ambiente propício para o desenvolvimento da doença não existe a possibilidade dela ser disseminada. No caso de lenços de tecido, estes devem ser lavados logo depois de usados. Com medidas simples como estas é possível reduzir o número de contaminação por gripe.
Ilana Paiva/ Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário