terça-feira, 3 de julho de 2012

FIQUE SABENDO - Ômega 3 é essencial para melhor desempenho cerebral

http://www.blog.saude.gov.br/
Ômega 3 é essencial para melhor desempenho cerebral:

Para um bom desempenho cerebral o ideal é fazer as três refeições mais importantes do dia.| Foto: Frank van Delft/cultura/Corbis
Para manter o cérebro saudável é preciso aliar o consumo de certos alimentos à prática de exercício. A adoção deste hábito pode aumentar a capacidade de memorização. Consumir frutas, verduras, carnes brancas e cereais são vitais para cuidar da memória, inclusive para combater o mal de Alzheimer.
Segundo a nutricionista do Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (HFRJ), vinculado ao Ministério da Saúde, Rosana da Silva Nunes, o cérebro precisa ser protegido e estimulado diariamente. “Além de atividades físicas, precisamos dormir bem, beber bastante líquido e ingerir alimentos funcionais, ou seja, alimentos que além de nutrir, possuam uma função no organismo”, explica.
O ômega 3, nutriente encontrado em peixes, é uma boa indicação para o bom desempenho cerebral, pois tem efeitos positivos na saúde mental, na prevenção do Alzheimer e favorece a diminuição da taxa de colesterol no sangue. O Guia Alimentar da População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde, recomenda a ingestão de peixe pelo menos duas vezes por semana.
Rosana explica que a estimulação do cérebro deve ser iniciada o mais cedo possível, ainda na fase da amamentação. “O leite materno é rico em ômega 3, nutriente essencial para o cérebro. Além disso, se a gestante tiver uma alimentação rica em ácido fólico, encontrados nos vegetais verdes e cereais, por exemplo, ela terá um bom desenvolvimento cerebral do feto”, ressalta a doutora.
Refeições – Para um bom desempenho cerebral, o ideal é fazer as três refeições mais importantes do dia, que são o café da manhã, o almoço e a janta. ‘’No café da manhã, você precisa ter uma proteína, que encontramos no leite e no pão integral. No almoço, seu prato precisa ter verduras e legumes e de preferência, arroz integral. Caso não tenha peixe, opte por uma carne magra. Já no jantar, você pode repetir o almoço, mas em menor quantidade’’, orienta a nutricionista.
Mudanças – Mudanças de hábito são fundamentais. Para que seu cérebro entenda estas mudanças, é preciso seguir uma rotina. De acordo com a nutricionista, quanto mais você estimulá-lo, melhor será o desempenho. “Uma alimentação saudável é o ponto principal. Iniciar e dar continuidade a esses hábitos farão toda a diferença em sua vida”, conclui.
A ingestão de alimentos provoca a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. Para evitar esta produção, a nutricionista dá algumas dicas. “Precisamos consumir vitamina C, presente nas frutas cítricas e vegetais e vitamina E, encontrada no feijão e em frutos do mar, por exemplo. Uma dica de ouro seria comer uma maça por dia, pois essa frutinha estimula a memória. As frutas são alimentos perfeitos para o organismo”, explica.
Outro ponto importante é não beber líquidos durante as refeições. O recomendado é tomar água ou sucos naturais uma hora após a refeição, para ajudar na digestão. A doutora ressalta ainda que o prato deve ser o mais colorido possível, para que você possa consumir uma grande quantidade de nutrientes. “Quanto mais cores seu prato tiver, melhor. Mas lembrem-se: não repitam os mesmos alimentos todos os dias. Se hoje você comeu cenoura, rica em betacaroteno, amanhã você come um chuchu, uma hortaliça rico em vitamina A e C”.
Saiba mais:
Karolline Soares / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário