Beneficiários do Bolsa Família devem manter em dia os compromissos com a saúde:

O MS tem como atribuição, compartilhada com as esferas estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS), a oferta de serviços para acompanhamento da vacinação e da vigilância alimentar e nutricional das crianças, além da assistência às gestantes, desde o pré-natal até o pós-parto. Os profissionais de saúde realizam duas vezes por ano (no primeiro e segundo semestres) o acompanhamento das famílias, conhecido como vigência. Nestes períodos, o Ministério da Saúde disponibiliza a lista das famílias beneficiárias para os estados, e os agentes de saúde vão a campo e nas unidades básicas de saúde pra fazer esse acompanhamento.
Os resultados dos acompanhamentos realizados no primeiro semestre de 2012 foram bem satisfatórios. Na primeira vigência de 2012, cerca de 7,5 milhões de famílias beneficiárias (73%) com crianças menores de sete anos e/ou mulheres de 14 a 44 anos foram acompanhadas. Este número representa a maior cobertura de acompanhamento desde o início do programa. Deste total, 99% das crianças estavam com a vacinação em dia e 99% das gestantes estavam com o pré-natal em dia. “A agenda de saúde está conseguindo alcançar os objetivos, dentro do público que ela acompanha de ofertar a vacinação para as crianças e ofertar o pré-natal das gestantes”, ressalta Patrícia Jaime.
Bolsa Família - O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa do Governo Federal de transferência direta de renda destinada a famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza. O objetivo do programa é promover o acesso das famílias aos direitos sociais básicos e erradicar a miséria do país.
Atenção Estados e Municípios! Já está disponível os dados das famílias participantes do Bolsa Família que devem ser acompanhadas pelos agentes de saúde. Para esta vigência, a saúde deverá acompanhar 11.428.073 famílias. A relação está disponível no Sistema de Gestão do Programa Bolsa Família na Saúde (http://bolsafamilia.datasus.gov.br).
Para a segunda vigência de 2012, foram feitas alterações no sistema com intuito de possibilitar a identificação de beneficiárias gestantes, independente da faixa etária, visando à concessão do Benefício Variável à Gestante – BVG. Acesse o documento que traz essas alterações clicando aqui.
Fonte: Blog da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário