segunda-feira, 27 de agosto de 2012

FIQUE SABENDO - Exercícios físicos auxiliam no combate e no controle da pressão arterial

 http://www.blog.saude.gov.br/
Exercícios físicos auxiliam no combate e no controle da pressão arterial:

Foto: 3rd of May Productions/Image Source/Corbis
Dentre inúmeros benefícios de praticar atividades físicas aliadas a uma alimentação saudável, está a diminuição do percentual de gordura, o controle dos níveis de colesterol, diabetes, fortalecimento da estrutura óssea e muscular. Além de contribuir para melhora da condição cardiovascular do indivíduo, auxilia no combate e controle da hipertensão arterial.
Pessoas hipertensas devem fazer programas de exercícios físicos regulares. É importante que antes da prática seja feita avaliação médica prévia. “Os exercícios devem ser de intensidade moderada, de três a seis vezes por semana, em sessões de 30 a 60 minutos de duração. A frequência cardíaca deve monitorada e mantida entre 60% e 80% da máxima ou entre 50% e 70% do consumo máximo de oxigênio”, orienta o professor e técnico em assuntos educacionais do Departamento de Gestão da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Rodrigo Honorato da Rocha.
Existem vários estudos e pesquisas que comprovam os resultados positivos dos exercícios físicos em pessoas hipertensas e com outros fatores de risco ligados à doenças crônicas. A caminhada, por exemplo, colabora no controle da pressão arterial e melhora a aptidão física e sensação de bem estar.
“A caminhada pode retardar os declínios funcionais do organismo, além de controlar a hipertensão e diminuir o aparecimento de doenças crônicas. Os elementos do exercício contribuem para que o sistema cumpra com suas funções de maneira correta e eficiente, ajudando a ajustar o sistema cardiovascular”, explica.
Os exercícios físicos, realizados de maneira regular e moderados, independentes da faixa etária ou do tipo de exercício físico (aeróbio, resistido com peso, alongamento e anaeróbio), contribuem para transformações positivas no controle e combate da pressão arterial.
Quem possui problemas cardiovasculares deve verificar com o médico se não possui restrições para exercícios. “Não se deve iniciar um programa de atividade física sem o devido acompanhamento de um profissional. O primeiro passo é procurar um médico, fazer os exames necessários para saber se está apto, principalmente se já foi diagnosticado com alguma doença crônica. A partir dessa avaliação, a pessoa fica liberada ou não para as práticas esportivas”, finaliza.
Fonte: Érica Santos/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário