segunda-feira, 27 de agosto de 2012

FIQUE SABENDO - Nutricionistas ajudam a prevenir doenças ligadas a má alimentação

 http://www.blog.saude.gov.br/
Nutricionistas ajudam a prevenir doenças ligadas a má alimentação:

Fonte: John Block/Blend Images/Corbis
Alimentação saudável e prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição fazem parte do trabalho do NASF, Núcleo de Apoio à Saúde da Família do Ministério da Saúde. Por isso, o ministério coloca à disposição da sociedade nutricionistas para ajudar a população a se alimentar melhor e assim prevenir doenças ligadas à má alimentação. Esses profissionais estão espalhados por todo o Brasil nas Unidades Básicas de Saúde e junto às Equipes de Saúde da Família, com o objetivo de combater as principais doenças ocasionadas pela alimentação incorreta. Entre essas doenças estão anemia, falta de vitamina A, desnutrição, obesidade, diabetes, hipertensão e câncer.
A nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Márcia Costa Pinheiro Nery, diz que a alimentação inadequada é uma das principais causas de mortes no País e por isso a importância do acompanhamento nutricional da população. ”Então a gente trabalha com os casos crônicos. É obesidade, diabetes, hipertensão e a gente trabalha também com a prevenção junto com as Equipes de Saúde da Família. Então, a grande importância da inserção do nutricionista é isso. Fora que o nosso perfil epidemiológico de hoje mostra que as doenças crônicas estão tomando conta das principais causas de mortalidade no país hoje”.
A nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família do Ministério da Saúde Márcia Costa Pinheiro Nery explica como eles atendem a população. ”Então a gente pode fazer um atendimento simples ou atendimento compartilhado. Que seria um atendimento com mais de um profissional. Um nutricionista mais um médico, um nutricionista mais um enfermeiro, um nutricionista mais um fisioterapeuta dependendo do caso a gente pode compartilhar mais de um profissional para atender o paciente. Então, a gente atende tanto na unidade de saúde quanto nas unidades básica das equipes de saúde da família também e dentro da comunidade também. Nas casas, a gente faz visitas se for o caso a gente faz visitas com pacientes com problemas de locomoção a gente faz visitas em casa também”.
Alimentação e estilo de vida saudáveis fazem parte da Política Nacional de Alimentação e Nutrição nos estados e municípios brasileiros.
Ouça a matéria da Web Rádio Saúde
Fonte: Alexandre Penido / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário