quarta-feira, 8 de agosto de 2012

FIQUE SABENDO Dia de combate ao colesterol: dieta saudável e exercícios físicos auxiliam prevenção

 http://www.blog.saude.gov.br/
O Ministério da Saúde fala um pouco sobre o colesterol  e a dieta saudável.
Dia de combate ao colesterol: dieta saudável e exercícios físicos auxiliam prevenção:


Foto: Corbis Images
No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, lembrado nesta quarta-feira, 8 de agosto, é importante ressaltar a necessidade de aliar à prática de atividades físicas uma dieta saudável. Como o colesterol alto normalmente é uma doença silenciosa, também é recomendado acompanhamento médico para exames de rotina.
“O excesso de colesterol é o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares. Por isso, é preciso combinar uma alimentação rica em nutrientes, e também aumentar o consumo de fibras, que diminuem a absorção do colesterol”, orienta a nutricionista da Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor do Ministério da Saúde, Nádia Barrem. A atividade física, além de prevenir o excesso de peso e diminuir o nível de gordura no sangue, auxilia no aumento do HDL (colesterol bom), fundamental para o bom funcionamento do organismo.
A nutricionista explica que as alterações inicialmente causadas pelo alto índice de colesterol não costumam ser acompanhadas de sintomas. Por isso, é essencial que o indivíduo realize exames de sangue. “O ideal é fazer exames uma vez por ano a partir dos 10 anos de idade, com atenção maior depois dos 30. Se a pessoa tiver antecedente na família de doenças cardiovasculares, o indicado é começar o tratamento na infância e continuar ao longo da vida”, diz.
O fígado produz diariamente um grama de colesterol, quantidade suficiente para suprir as necessidades do corpo. Mas, a alimentação é uma fonte importante na produção do bom colesterol. “O colesterol é responsável pela formação de membranas celulares, pela produção de hormônios sexuais, cortisol, vitamina D e de sais biliares. Além disso, o bom colesterol contribui para remoção do LDL (colesterol ruim) e diminui a formação de gordura, devendo ser mantido em bons níveis”, finaliza.
Fonte: Érica Santos / Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário