terça-feira, 11 de setembro de 2012

ATENÇÃO - Experiências exitosas em saúde serão premiadas durante a Expoepi

 http://www.blog.saude.gov.br/
Vamos participar???
Experiências exitosas em saúde serão premiadas durante a Expoepi:
A Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi) foi criada para que todos os profissionais de saúde dos estados e municípios possam compartilhar e debater projetos e temas técnicos relevantes em vigilância, prevenção e controle de doenças. Durante os dias 16 a 19 de outubro a Mostra, que está em sua 12ª edição, vai promover mesas-redondas, conferências e painéis com o intuito de apresentar avanços tecnológicos, novas metodologias e estratégias para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Outra grande ação da Expoepi é a Mostra competitiva. Nela, as experiências de vigilância em saúde são avaliadas pelo público do evento por meio de votação e as vencedoras serão premiadas. “É uma maneira para disseminar rapidamente, de forma instantânea, essas boas experiências que acontecem no Brasil inteiro. É uma oportunidade única, por exemplo, que a experiência de um pequeno município do Nordeste no controle da dengue possa ser conhecida ou que um pequeno município da Amazônia possa mostrar como controlou a malária. Ao contrário do que ocorre nos demais congressos científicos nacionais, na Expoepi quem tem a voz são os próprios profissionais de saúde”, afirma o secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
Jarbas destaca ainda que o que é apresentado na Mostra Competitiva não são os projetos, e sim os resultados deles. “Por exemplo, como a ação daquele município melhorou a cobertura vacinal das crianças, que ações ele fez. É importante o peso e a importância que tem o compromisso das equipes que fazem as ações da saúde”. premiado
Debate e premiação - Durante a Expoepi, o público também vai escolher os melhores trabalhos acadêmicos, em níveis de especialização, mestrado e doutorado. “São os trabalhos que mais deram informações para as ações, que procuraram resolver problemas, melhorar o conhecimento e discutir metodologias e estratégias de intervenção”, explica o secretário da SVS.
Os recursos para a premiação são orçamentários da SVS e não são repassados às pessoas e sim para as Secretarias. Jarbas ressalta que a contribuição é simbólica e deve ser usada para que as equipes tenham melhores condições para realizarem o projeto premiado. A recompensa dada às experiências é uma forma de reconhecimento às equipe e um incentivo para que os profissionais a desempenharem melhor o seu papel.
Durante o encontro, serão apresentadas novidades do trabalho do Ministério. “Buscamos sempre mostrar experiências novas, que farão diferença nos próximos anos. Como, por exemplo, o teste rápido de tuberculose, que nós estamos testando no Rio de Janeiro e em Manaus e que vai fazer uma revolução na atenção à doença. Vamos mostrar também o estágio atual dos testes das vacinas contra a dengue”, assegura.
Festival de Humor e exposição histórica – A Expoepi também contará com o Festival Internacional de Humor e Arte relacionado à aids e com a exposição histórica dos 110 anos da vigilância em saúde no Brasil. “O Festival busca tratar de uma forma bem humorada a prevenção à aids a partir do trabalho de cartunistas e humoristas. Para que as mensagens importantes sejam veiculadas de uma forma mais fácil de serem disseminadas”, informa o secretário.
Outra novidade é a atualização da exposição apresentada em 2003, sobre o centenário de vigilância, prevenção e controle de doenças no Brasil. Nela serão retratados de forma interativa os 110 anos do Departamento Geral de Saúde, criado em 1903 e dirigido por Oswaldo Cruz. A ideia é que depois da Expoepi a exposição se torne itinerante.
Ilana Paiva /Blog da Saúde e Marcos Moura /Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário