terça-feira, 11 de setembro de 2012

FIQUE SABENDO - Grávidas: como ter acesso à Rede Cegonha

 http://www.blogdasaude.com.br/
Grávidas: como ter acesso à Rede Cegonha:
Muitas leitoras do Blog da Saúde perguntam como participar da Rede Cegonha. De acordo com o Ministério da Saúde, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em sua cidade.
Todos os estados brasileiros aderiram ao programa.

Como funciona

A Rede Cegonha está dividida em três fases:
1) Pré-natal: Etapa na qual há uma prioridade de atendimento à gestante nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É nela que há a realização imediata do teste rápido de gravidez e de todos os exames pré-natais. Também, será neste momento, que a mamãe fará a vinculação com uma maternidade e saberá, desde os primeiros meses, onde terá o seu bebê. São promovidas visitas ao local do parto.
2) Parto e Nascimento: Nesta fase, a Rede Cegonha qualifica as equipes de saúde para prestação de atendimento humanizado e especializado. Há o acolhimento com classificação de risco, ambiente confortável e seguro para a mulher e o bebê e foco na humanização e qualidade do parto. A mulher tem o direito a um acompanhante durante o parto e atendimento especial no caso de uma gravidez de risco. Além disso, a estratégia garante atenção humanizada às mulheres em situação de abortamento.
3) Pós-parto: Durante este período, a Rede Cegonha acompanha o crescimento e desenvolvimento da criança de 0 a 24 meses de idade. Há a orientação sobre todos os cuidados necessários para a mulher e seu bebê, promoção e incentivo ao aleitamento materno e acompanhamento do calendário de vacinação. Além disso, as mamães podem ter acesso a informações e disponibilização de métodos de planejamento familiar e a consultas e atividades educativas.
Em julho, o Ministério da Saúde lançou o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, um guia ilustrado pelo cartunista Ziraldo com informações essenciais sobre o direito ao pré-natal de qualidade, ao parto humanizado e à assistência ao recém-nascido e à mãe. Foi lançado também o Cordel Rede Cegonha, com ilustrações e versos que mostram tudo o que a Rede Cegonha oferece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário