CIRCULADOR: Uma publicação sobre promoção da saúde e qualidade de vida:
Circulador Nº 5
Todos pela Saúde: Ações intersetoriais, envolvendo governo e sociedade civil, revelam a potência do trabalho coletivo para a construção de espaços saudáveis na cidade do Rio de Janeiro.

Essa visão ampliada e multidimensional da saúde traz a necessidade de articulação entre diferentes campos do conhecimento. A Política Nacional de Promoção da Saúde (2006) define o conceito “como um mecanismo de fortalecimento e implantação de uma política transversal, integrada e intersetorial, que faça dialogar as diversas áreas do setor sanitário, os outros setores do governo, o setor privado e não governamental e a sociedade, compondo redes de compromisso e corresponsabilidade quanto à qualidade de vida da população em que todos sejam partícipes na proteção e no cuidado com a vida”.
Não é tarefa fácil. Trabalhar com outros setores coloca em xeque nossos saberes e práticas. Exige abertura para o novo e capacidade para lidar com parceiros que têm diferentes interesses e referenciais. Um desafio que requer criatividade, solidariedade e vontade de mudar.

A presente edição do Circulador apresenta esta e outras iniciativas para incentivar reflexões e inspirar ações.
Boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário