segunda-feira, 10 de setembro de 2012

PLANEJAMENTO FAMILIAR PARQUE NOVA CIDADE CMS SYLVIO FREDERICO BRAUNER

 http://otics-iraja.blogspot.com/
Este é um trabalho muito interessante desenvolvido em várias Clínicas da Família e que devemos encaminhar as famílias que precisem de orientações sobre melhores métodos contraceptivos para homens e mulheres.  Escolas que tem como referência o CSM SYLVIO FREDERICO BRAUNER divulguem para sua comunidade.
PLANEJAMENTO FAMILIAR PARQUE NOVA CIDADE CMS SYLVIO FREDERICO BRAUNER:
Realizado mês de agosto no horário ás 9:00 horas as palestras do planejamento familiar.

Objetivo:

Orientação sobre os métodos contraceptivos para o homem e para mulher.

Com participação de 12 mulher e 1 homem.

Profissionais:

Enfermeira Maria de lourdes dos santos
Médico Marcos hilbig
Acs: Jonathas, Fabiana e Tatiana


Existem vários métodos contraceptivos (para evitar a gravidez). Alguns dizem respeito a precauções que são tomadas pelo homem, outros dizem respeito às mulheres e também há os métodos nos quais participam o homem e a mulher.

Os principais métodos anticoncepcionais são realizados através de contraceptivos injetáveis, diafragmas, DIUs, espermicidas, esponjas, esterilização feminina, método do coito interrompido (coitus interruptus), método do muco, método do ritmo, métodos pós-relação, pílulas anticoncepcionais, vasectomia masculina e preservativos. Os anticoncepcionais injetáveis são baseados em hormônios.

O DIU é inserido no útero, tratando-se de um dispositivo permanente.

Os espermicidas são produtos químicos injetados na vagina antes das relações sexuais. A esponja espermicida é inserida na vagina após a relação sexual. A esterilização feminina envolve intervenção cirúrgica, com a amarração das trompas de Falópio.

O método do coito interrompido é o mais antigo, não se tratando de um método que sempre garante a anticoncepção.

O método do muco utiliza o conhecimento das mudanças do muco cervical durante o ciclo menstrual.

O método do ritmo evita relações sexuais no dias férteis.

Os métodos pós-relação, tais como a inserção do DIU quatro dias após a relação sexual não são recomendáveis. A pílula do dia seguinte liquida com o óvulo fertilizado. De modo geral, devido à sua composição hormonal, as pílulas anticoncepcionais podem provocar muitos efeitos colaterais.

A vasectomia é o método em que há intervenção cirúrgica no homem, para fins de obstrução do canal de transporte dos espermatozóides ao sêmen: portanto, tal método impede que o sêmen contenha espermatozóides, não havendo assim a possibilidade de concepção.

Os preservativos são proteções masculinas feitas de látex, sendo também utilizados na prevenção de doenças adquiridas por contato sexual. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário