segunda-feira, 1 de outubro de 2012

FIQUE SABENDO - PRIMAVERA ESTAÇÃO DAS FLORES E DA CATAPORA

FONTE: Sociedade Brasileira de Pediatria

 

A varicela ou catapora é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo vírus VVZ (Vírus varicela zoster), da família dos chamados herpesvírus. Sua incidência predomina dos 5 a 9 anos de idade, mas pode acometer também crianças de baixa idade e pessoas adultas, sendo que nestes casos cursa com mais complicações.

Tem um período de incubação de mais ou menos 14 dias (período que vai do primeiro contacto com o vírus até o aparecimento dos primeiros sintomas). A febre é a regra mas nem sempre está presente no período que antecede a erupção (vesículas/pequenas bolhas). As lesões referidas tem aparecimento súbito e progressão rápida, em surtos, e no acme da doença em uma mesma região do corpo aparecem lesões em todos os estágios de evolução caracterizando o que se chama de polimorfismo regional (algumas lesões sob a forma de pápulas, outras vesículas iniciais e tardias e finalmente as crostas). As lesões podem também aparecer na mucosa oral (dentro da boca, caracterizando o chamado enantema) e na córnea do olho, sendo neste caso potencialmente perigosa para a visão. 

Como tudo em Medicina cada caso é um caso, na varicela também, pois existem casos que cursam com poucas lesões e outros com muitas lesões que aparecem em surtos ao longo de uma semana. 

Esta é uma doença altamente contagiosa, isto é, pega-se muito facilmente e o seu período de contágio vai de 2 dias antes do aparecimento das vesículas ( bolhinhas) até que todas tenham evoluído para crostas, ou seja, em torno de 10 dias. 

Ao contrário do que se alardeia não é uma doença desprovida de complicações (infecção secundária das lesões, pneumonite, encefalite, síndrome de Reye, hemorragia de pele e mucosas por trombocitopenia), entretanto são complicações raras e que aparecem geralmente em crianças nos primeiros meses de vida, crianças imunocomprometidas e em alguns adultos. 

O tratamento é sintomático sendo geralmente á base de analgésicos/antitérmicos, (a aspirina = AAS é contra-indicada) antipruriginosos locais ou por via oral (no caso de coceira) e caso haja infecção secundária das lesões antibióticos locais ou sistêmicos se necessário. 

A vacina existe, apresentando eficácia de 97% e deve ser usada a partir de 12 meses de idade até os 12 anos em dose única, quando usada a partir de 13 anos de idade deve ser usada em 2 doses com intervalo de quatro a oito semanas conferindo proteção de 99%.

Esta vacina ainda não está incluída no P.N.I. (Programa Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde, portanto não está disponível nos Postos de Vacinação do Serviço Público de Saúde, no entanto algumas Secretarias Estaduais da Saúde já a usam em casos de vacinação de bloqueio de surtos que aparecem em crianças institucionalizadas (creches, escolas,etc.). A vacina em questão faz parte do calendário de vacinação da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), a partir de 2003

Dr. Júlio da Maia Cachapuz Neto
Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Pediatria
Mestre em Pediatria pela Universidade de São Paulo - USP. 
Apoio do Departamento de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria
Presidente: Jayme Murahovschi

Nenhum comentário:

Postar um comentário