segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Orientações Educativas à População Brasileira - CARTILHA DO CORAÇÃO

 FONTE:  http://prevencao.cardiol.br

Prevenção


ATIVIDADE FÍSICA NA TERCEIRA IDADE
Sempre ativo!

Assim deve ser o dia a dia de todos os indivíduos. Para o idoso, geralmente aposentado e sem maiores obrigações de atividades fora de casa, ser sempre ativo é ainda mais do que necessário, é indispensável. 

Ser sempre ativo reduz o risco de doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares, que são as que mais matam no Brasil. Veja que interessante: andar rapidamente meia hora cinco dias na semana reduz o risco de infarto do miocárdio em 14%. Se for uma hora, 20% de redução. Procurar subir e descer escadas ao invés de usar o elevador também protege contra doenças. Se forem 32 lances de escada por semana o risco de doenças do coração diminui em 28%. Tudo isso sem gastar um centavo. Então, por que não? Faça isso!

Outro exercício que deve ser feito é o de força, antigamente chamado de musculação. Esses exercícios na terceira idade são ainda mais importantes, porque o idoso perde massa muscular e o exercício de força diminui esta perda, além de fortalecer os ossos, reduzir o risco de quedas e de suas complicações, caso elas venham a acontecer, além de diminuir o trabalho do coração.

Portanto, para aquele da terceira idade a recomendação é menos tempo na frente da televisão e do computador e muito mais minutos destinados ao exercício físico. Ande, ou use a bicicleta, regular e rapidamente pelo menos 30 minutos, de preferência todos os dias, ou pelo menos cinco dias na semana, e faça exercício de fortalecimento muscular.

O que seria o ideal? Bom, se souber que já tem problema no coração, tem que consultar o médico para saber se pode se exercitar agora ou só mais tarde. Não sabendo se tem e desejando iniciar um programa de exercício, ir ao médico para uma avaliação é aconselhável. Dependendo, pode ser até que o esporte que desejar praticar possa também ser autorizado por ele. Caso o médico o libere para atividade física, ficar parado, sentado, dormindo excessivamente é de muito mais risco do que manter-se sempre ativo. Nada é mais saudável e traz mais benefício para a saúde. Agora, se durante o exercício ou mesmo fora dele começar a sentir dor ou desconforto no peito, palpitações, tonturas, falta de ar e cansaço, mesmo nos esforços leves, interrompa os exercícios e consulte o médico. Ele irá orientá-lo se deverá ou não continuá-los ou se terá que aguardar até concluir a investigação do seu caso.

Enfim, podemos concluir com quatro conselhos para uma vida saudável no indivíduo da terceira idade:

1. Aumente a ingestão de alimentos como peixes, legumes, verduras e frutas e evite comidas gordurosas de origem animal e o excesso de sal e doces. 
2. Procure desenvolver um bom relacionamento familiar e de amizade entre todos.
3. Tenha sempre uma noite de sono reparador. 
4. Procure manter-se ativo em todos os momentos possíveis, estimulando a si próprio a ter esses momentos. Fique atento e aceite as nossas sugestões:
- Passeie com o seu neto e, sempre que possível, faça compras a pé. 
- Desça um ou dois pontos de ônibus antes ou depois do local desejado.
- Caminhe no mínimo 30 minutos cinco dias na semana.
- Faça exercícios de força duas vezes na semana. 
- Substitua o elevador e não perca a oportunidade, sempre que possível, de subir dois ou três andares de escada. 
- Dance e pratique hidroginástica, são também outras duas formas adicionais ou alternativas de se manter ativo.
- Respeite o seu limite, não fique ofegante, ou seja, a intensidade ideal é aquela em que você pode conversar ainda com conforto. 
-Sempre comece devagar e vá andando cada vez mais depressa até a sua velocidade ideal e, no final, reduza a intensidade também progressivamente. 
- Beba sempre pequenos e frequentes goles de água antes, durante e após o exercício, principalmente durante os dias com temperatura elevada e baixa umidade do

 
A "Cartilha do Coração" orienta você sobre os fatores de risco das doenças cardiovasculares como colesterol, diabetes, estresse, hipertensão, obesidade e tabagismo, sempre trazendo informações de tratamento e prevenção.
Aqui você saberá como evitar as doenças do coração e obterá informações para manter uma vida saudável. 
OS DEZ MANDAMENTOS:
  • 1 - Diga não à obesidade e controle o seu peso
  • 2 - Consulte o seu médico periodicamente
  • 3 - Meça a sua pressão arterial com freqüência
  • 4 - Diga não ao fumo
  • 5 - Verifique a quantidade de sal nos rótulos dos alimentos
  • 6 - Diga não ao sedentarismo. Pratique esportes
  • 7 - Escolha bem os alimentos
  • 8 - Saiba se é diabético e se tem colesterol alto
  • 9 - Evite o estresse
  • 10 - Ame a vida e o seu coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário