terça-feira, 2 de outubro de 2012

LEGAL DEMAIS - Fiocruz e Universidade de Michigan firmam parceria pelos próximos cinco anos

 http://www.blog.saude.gov.br/
Fiocruz e Universidade de Michigan firmam parceria pelos próximos cinco anos:

Foto: Peter Ilicciev
O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, e a presidente da Universidade de Michigan, Mary Sue Coleman, firmaram na última quinta-feira (27/9), parceria para o estabelecimento de um programa interdisciplinar de colaboração sobre Saúde, Equidade e Direitos Humanos. O objetivo do acordo, firmado por meio do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz) e da Vice-Presidência de Pesquisa e Ensino (VPEIC/Fiocruz), é promover durante cinco anos atividades conjuntas de pesquisa, conferências, seminários, cursos, intercâmbio de docentes e discentes em áreas prioritárias do programa Ciências Sem Fronteiras e disseminar publicações acadêmicas no campo da saúde e da atenção à saúde.
As pesquisas terão como foco os determinantes sociais da saúde, estudos de gênero e de disparidades raciais, o desenvolvimento da atenção à saúde no campo de atenção primária e saúde da mulher, a história da saúde e ciências médicas, estudos na área de doenças crônicas não transmissíveis e o impacto das mudanças climáticas na saúde. “Essa escolha das temáticas que serão trabalhadas na parceria é resultado de um trabalho conjunto feito por grupos de pesquisadores das duas instituições e reúne áreas de pesquisa que são tradição de estudo de ambas, o que torna essa cooperação ainda mais fortalecida”, explicou Gadelha.
Para Coleman, o encontro é uma oportunidade para as instituições estreitarem e fortalecerem relações. “A Universidade de Michigan está se expandindo e avançando em suas cooperações internacionais, por isso, é muito importante aprofundarmos nosso relacionamento com a Fiocruz, que é uma referência nessas áreas de pesquisa. As duas instituições têm muitos interesses e objetivos em comum e essa parceria vai ajudar ambas a atingir seus objetivos”, declarou.
O coordenador técnico do Cris, José Roberto Ferreira, na ocasião justificou a importância das temáticas que serão trabalhadas no acordo. “Os determinantes sociais da saúde e o desenvolvimento sustentável são temas aos quais estamos igualmente dedicando grande atenção, não só pelas duas conferências mundiais realizadas sobre as duas temáticas no Rio de Janeiro em 2011 e 2012, como também pela sua importância no âmbito de nossa cooperação sul-sul com a América Latina e África”, afirmou. “A experiência americana no campo de doenças não transmissíveis, mais comum nos Estados Unidos e que vem assumindo importância entre nós, também nos será muito útil”, complementou.
Mais detalhes sobre o acordo serão definidos em um simpósio que deve ser realizado em maio do próximo ano, na Fiocruz, no Rio de Janeiro, com a presença de especialistas das duas instituições. A partir do encontro, serão formados grupos menores que vão trabalhar os interesses mais específicos do acordo. “Nossa ideia é promover um diálogo entre esses pesquisadores e levar para esse encontro questões que sejam de nosso interesse e que também confluam com as temáticas de estudo que são prioritárias para a Universidade de Michigan”, explica a coordenadora de Pós-Graduação da VPEIC/Fiocruz, Cristina Guilam.
Fonte: Fiocruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário