terça-feira, 2 de outubro de 2012

FIQUE SABENDO - Outubro Rosa ilumina País no combate ao câncer de mama

 http://www.blog.saude.gov.br/
Outubro Rosa ilumina País no combate ao câncer de mama:

Foto: Erasmo Salomão – ASCOM/MS
A partir desta segunda-feira (1º), vários monumentos do País ficarão iluminados com a cor rosa. Essa ação faz parte da campanha de mobilização e conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, tipo que mais acomete as mulheres no mundo, lançada hoje em Brasília. Criada pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), a campanha tem como tema: “Câncer de Mama. Cuidar da Saúde é um gesto de amor à vida.” e é protagonizada pela cantora e atriz Zezé Motta. AO evento ocorreu durante a programação do Outubro Rosa, movimento internacional que estimula a participação da sociedade nas questões relativas à doença.
De acordo com o balanço nacional dos exames de mamografia realizados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) do 1º semestre de 2012, divulgada hoje pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, mais de um milhão de mulheres de 50 a 69 anos fizeram o exame preventivo de câncer neste período. Isso demonstra um aumento de 41% no número de mamografias realizadas se comparado ao mesmo período de 2010. O aumento na proporção de brasileiras que se submeteram ao exame de mamografia está condicionado à ampliação e à qualidade dos serviços oncológicos.
O ministro Padilha também assinou a portaria que cria o Programa de Mamografia Móvel. Ele consiste na liberação de Unidades Oncológicas Móveis que percorrerão locais estratégicos dos municípios para a realização das mamografias no país. “Desde 2011, estimulamos a adoção da oferta da mamografia móvel para expandir a assistência oncológica no País. Precisamos chamar a atenção para a desigualdade no tratamento e é fundamental enfrentarmos essa desigualdade nos serviços de diagnóstico e tratamento”, destacou o ministro Alexandre Padilha.
Estatísticas – O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres brasileiras. Para 2012, Inca tem a estimativa de 52 mil novos casos de câncer de mama diagnosticados no país. Até 2014, o Ministério da Saúde vai investir R$ 4,5 bilhões para fortalecer o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo de Útero e Mama, lançado pela presidenta Dilma Rousseff no ano passado.
Movimento Outubro Rosa - O movimento popular conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O governo brasileiro, por meio do Inca, passou a integrar a mobilização a partir de 2010. A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) lançou o movimento Outubro Rosa 2012 com o conceito “Todo dia uma vitória contra o câncer de mama”.
Assista ao depoimento da madrinha da campanha Zezé Mota:

Gabriella Vieira/ Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário