segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Profissionais de saúde recebem capacitação online sobre Dengue

http://www.blog.saude.gov.br/Profissionais de saúde recebem capacitação online sobre Dengue:
Profissionais de saúde da Atenção Básica e de Urgência e Emergência de todo o país podem reforçar a capacitação no diagnóstico e tratamento da dengue com o curso à distância – “Atualização no manejo clínico da dengue”, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (Una-SUS). O intuito é aprimorar o atendimento dos casos suspeito de dengue e garantir o manejo e o tratamento adequado do paciente evitando a evolução para as formas graves e óbitos.
Na capacitação online, o participante escolhe um caso clínico, clicando no mosaico da página inicial. Cada caso deve demandar, em média, 15 minutos de atenção para ser finalizado. O profissional deve acompanhar com atenção as informações apresentadas nos casos e responder as perguntas. E quando necessário poderá consultar o fluxograma do manejo da dengue e rever os dados do paciente antes de validar a sua resposta, usando os ícones correspondentes. Quando se sentir preparado para responder, deverá escolher uma das alternativas. Logo, o participante receberá o retorno da sua resposta. Em caso de erro, um hipertexto o guiará as informações importantes para o aprendizado.
Os casos foram elaborados cuidadosamente pelo Ministério da Saúde com a participação dos maiores especialistas na área e escolhidos estrategicamente para abordar questões cruciais na detecção e assistência ao paciente com suspeita de dengue. E todo material e conteúdo foram validados junto aos especialistas reconhecidos na área e avaliados por grupo de profissionais de saúde. O curso é aberto para visitantes, como estudantes de medicina e a população em geral que também terão acesso ao material, mas não recebem declaração de conclusão online.
  • Para receber certificado, o profissional da saúde precisa ter nível superior com cadastro no CNES, ativo ou inativo, nas ocupações: assistente social, biólogos, biomédicos, profissionais da Educação Física, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos clínicos, médicos em especialidades cirúrgicas, médicos em medicina diagnóstica e terapêutica, médico veterinário, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, psicólogos e psicanalistas e terapeutas ocupacionais.
O andamento do curso é acompanhado por relatórios públicos pelo Ministério da Saúde e Una-SUS, onde constará ainda o número de profissionais de saúde matriculados e de aprovados, em cada município brasileiro. Após finalizar o curso, os profissionais de saúde recebem a declaração de conclusão.
Plataformas – A plataforma de treinamento à distância é compatível com celulares. Assim, o profissional de saúde poderá acessar o conteúdo via Ipad ou Iphone. Outra opção é efetuar o download do conteúdo e desenvolver o curso sem acesso à rede, por computador ou celular. O curso pode ser concluído em menos de uma hora, adaptando-se às necessidades de médicos e enfermeiros em ritmo de trabalho. Os profissionais que queiram aprofundar no diagnóstico e tratamento da dengue podem acessar um conteúdo por meio de links de hipertexto.
Os profissionais de saúde podem ainda compartilhar experiências por meio de redes sociais, como o Facebook e, também, participar de enquetes e fórum de discussão promovida na plataforma do curso. Outra ferramenta disponível é um programa para o sistema “Android” que pode ser baixado no celular para guiar o profissional da saúde quando efetuar a classificação clínica da doença.
O curso online teve início em maio deste ano e está disponível no site da Una-SUS.
Blog da Saúde, com informações da Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário