segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Visitas a recém-nascidos exigem cuidados para a saúde do bebê

http://www.blog.saude.gov.br/Visitas a recém-nascidos exigem cuidados para a saúde do bebê:

Foto: Corbis Images
A chegada de um recém-nascido costuma ser motivo de muitas visitas logo nos seus primeiros dias de vida. Todos querem dar as boas-vindas ao pequeno e comemorar junto com os pais esse momento de felicidade. Porém, certas regras são necessárias para a saúde e o bem estar do bebê, e para a mãe que também passa por um período de readaptação após o parto.
Segundo a pediatra Adriana Proença, do Hospital Federal da Lagoa, vinculado ao Ministério da Saúde, as visitas devem tomar uma série de cuidados para preservar a saúde da criança. O cuidado começa na maternidade. “Não devem ser feitas visitas no primeiro dia do nascimento, a não ser de pessoas muito íntimas, como o pai ou os avós. As visitas à maternidade devem ser reservadas e de curta duração, no máximo por 15 minutos”, recomenda a especialista.
As visitas devem evitar levar crianças para o ambiente hospitalar, pois segundo a pediatra, elas podem levar infecções se estiverem com uma tosse ou gripe, além de gritar ou chorar, assustando o bebê. “A não ser os próprios irmãozinhos do bebê que querem conhecer o novo irmão. Outra recomendação é nunca ir gripado, resfriado ou com alguma alergia”, complementa. E mesmo os saudáveis não escapam das recomendações médicas.
Levar flores ou o uso de perfumes não é adequado para a ocasião. Isso porque as vias respiratórias do bebê ainda são muito finas e sensíveis, e cheiros fortes podem desencadear obstrução. Fumar está fora de cogitação mesmo antes da visita “Quando a pessoa fuma o cheiro sempre fica impregnado na sua roupa, mãos e hálito. E isso não é bom para o bebê, pois essa nicotina pode causar uma reação que aumenta a secreção nas vias aéreas. Essa obstrução é muito mais perigosa para o bebê do que para uma criança maior, que tem as vias maiores e obstrui com menos facilidade. Então é bom que as pessoas não cheguem com cheiros fortes nas roupas e no corpo, como perfumes e cigarro”, alerta a pediatra.
O ideal é que as visitas sejam feitas após o primeiro mês, quando a criança foi imunizada com as primeiras vacinas, além de mais íntimo da mãe e de sua nova rotina. “Imagine que o bebê está dentro da sua zona de conforto, na barriga da mãe. Lá ele não sente dor, fome, frio ou situações desagradáveis. Quando ele vem para fora é exposto a essas situações. E a mãe também está passando por alterações hormonais e emocionais, fica mais estressada, tem mais cansaço físico, então é um momento um pouco tenso para os dois, onde eles tem que se adaptar e se conhecer melhor”, explica a pediatra. Portanto, quanto mais tranquilidade, melhor.
Moderação e higiene – Apesar da ocasião festiva, deve-se evitar aglomerações ao redor da criança, falar alto e usar flashes ao fotografá-la. Outro cuidado é com a higienização das mãos. Por causa do momento sensível que bebê está passando, Adriana recomenda evitar que se pegue a criança no colo. Mesmo assim, é bom lavar bem as mãos antes com água e sabão e se possível usar álcool em gel. Mas apesar das recomendações, as visitas não devem ser evitadas. Segundo a pediatra, a socialização com o bebê é importante, desde que se tome cuidados com a saúde e o bem estar do pequeno.
Fonte: Fabiane Conte / Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário