sexta-feira, 9 de novembro de 2012

FIQUE SABENDO - Cartilha em quadrinhos da SVS alerta sobre cuidados para quem possui animais

 http://www.blog.saude.gov.br/
“Cuidar da saúde do seu animal pode significar cuidar da sua própria saúde.” Este é o ensinamento que o menino Jurandir, o Joca, transmite as crianças, e aos adultos também, de como lidar com cachorros, gatos e outros bichos domésticos, criados em casa. Joca sabe muito bem o que está dizendo: descuidado, ele deixou o seu amigo, o cachorro Sorvetão, fugir de casa e vagar pelas ruas da cidade. A sua amiga e vizinha Luciana o ajudou a encontrar o animal, mas antes o ensinou a como cuidar dele. Jurandir, Sorvetão e Luciana são os personagens da Revista Educativa Gibi da Saúde – Guarda Responsável de Animais. O livreto é uma publicação da Coordenação de zoonoses da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde.
Com uma linguagem simples e em forma de história em quadrinhos, a publicação mostra como as pessoas devem se relacionar com os animais de estimação, além de dar dicas de como cuidar deles. Em 36 páginas, o gibi apresenta as situações pelas quais passam os integrantes da família do Jurandir, tem ainda passatempos e orientações sobre zoonoses, noções de primeiros socorros, animais peçonhentos e um pouco da história da medicina veterinária.
Pela internet, secretarias de saúde podem baixar o livreto para distribuição junto à população. A reprodução é gratuita, mas o conteúdo não pode ser alterado.
O coordenador de Zoonoses, veterinário Luciano Eloy, diz que o Gibi da Saúde faz parte de uma série de atividades da Secretaria de Vigilância em Saúde que tem como foco a estruturação da política nacional de vigilância das zoonoses. A estratégia inclui reforçar e ressaltar as ações de educação em saúde, principalmente direcionadas ao público infantil, para o aperfeiçoamento das ações de vigilância e controle das zoonoses, doenças transmitidas por vetores e agravos causados por animais peçonhentos.
Eloy informa que o conteúdo do livreto está disponível para ser baixado no site da Secretaria de Vigilância em Saúde e reproduzido pelas Secretarias municipais e estaduais de Saúde, órgãos públicos, empresas privadas e Organizações Não governamentais que atuam em defesa dos animais.
Com desenhos de Jeremias Drachinscki e texto de Marcelo Martinez, o gibi fala da prevenção de zoonoses, no que se refere à educação em saúde do público alvo (crianças de seis a dez anos). Ensina os cuidados com os animais de estimação, com o objetivo de diminuir o risco de transmissão de doenças e diminuir o caso de animais perdidos.
Fonte: Maria Vitória/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário