sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 15 a 21 de dezembro

 http://elosdasaude.wordpress.com/
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 15 a 21 de dezembro:
Working-Together-Small 
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA
Estão abertas até 20 de dezembro as inscrições para o curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). A iniciativa oferece capacitação para o planejamento, organização e avaliação das ações na área de saúde do trabalhador, na perspectiva de integrar teoria e prática para o enfrentamento dos problemas de saúde, trabalho e ambiente. A especialização é voltada para profissionais de nível superior completo, que prioritariamente desenvolvam atividades em saúde do trabalhador ou pretendam desenvolver atividades sobre o tema, em especial no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ou ainda em outras instituições, como organizações prestadoras de serviço, ensino e pesquisa. O curso tem carga horária de 440 horas e será ministrado toda primeira semana do mês, de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.As aulas começam em 8 de abril de 2013. Acesse o edital para o curso de especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Ensp/Fiocruz.

ideias 

SAÚDE E POLÍTICA DE DROGAS
Experiências bem sucedidas no cuidado e atendimento ao usuário de álcool e outras drogas, desenvolvidas no Brasil e no exterior, estarão em debate esta semana, durante o Seminário Internacional Saúde e Política de Drogas: É Preciso Mudar, que acontece dias 17 e 18 de dezembro, de 9h às 17h30, no Museu da Vida, da Fiocruz (Av. Brasil 4365, Manguinhos). A iniciativa é promovida pela Fiocruz, a Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia (CBDD) e o Viva Rio com o objetivo de pensar mudanças para a saúde diante de uma possível mudança na política de drogas vigente no país. Na segunda-feira, na parte da manhã, serão apresentadas experiências do Uruguai, de Portugal e do Canadá. À tarde, o consultor do Ministério da Saúde Dartiu Xavier, professor da UNIFESP e membro do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes, ministrará a palestra “Atendimento e Emergência aos usuários de álcool e outras drogas”.
Em seguida, o psiquiatra Jairo Werner, professor da UFF, discutirá o tema “Construindo base conceitual para o trabalho com as comunidades terapêuticas: desafios e propostas”. Ainda integram a programação de segunda-feira as palestras “A saúde da família e o consultório na rua no atendimento ao usuário de álcool e outras drogas”, por Daniel Souza, coordenador do Consultório de Rua do Jacarezinho, e “Assistência Social aos Usuários de Crack e outras drogas em situação de risco” por Rafael West, coordenador do programa Atitude, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco. A terça-feira será dedicada ao debate em grupos de trabalho sobre Estratégias para Promoção da Saúde, Atendimento ao Usuário de Álcool e Outras Drogas, Emergência e Internação, Pesquisa e Formação, Lei de Drogas É Preciso Mudar: A Criação das Comissões Interdisciplinares, A Interface entre Saúde e Justiça. Às 16h, uma palestra de encerramento será ministrada pelo secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvecio Miranda, e pelo secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Côrtes.
O evento é destinado a profissionais de saúde e as inscrições são gratuitas. Confira a programação completa do Seminário Internacional Saúde e Política de Drogas: É Preciso Mudar e acesse o formulário de inscrição.
copacabana 
DIGA NÃO À ÚLCERA POR PRESSÃO!
Neste domingo, 16 de dezembro, a Sociedade Brasileira de Enfermagem em Feridas e Estética (Sobenfee) promove a campanha Diga Não à Úlcera por Pressão, com uma caminhada pela Praia de Copacabana. O ponto de encontro será na Avenida Atlântica, na altura da Rua Sá Ferreira, às 10h. O objetivo é chamar a atenção de profissionais de saúde e de toda a população para este problema de saúde, que pode ser prevenido com ações simples e de baixo custo.  Além da caminhada, o evento promoverá a difusão de informações sobre nutrição e atividade física, aferição de pressão arterial, práticas integrativas e bate-papo com profissionais, para o esclarecimento de dúvidas.
MOSTRAOLHOSNEGROS3-FOLDER1 
MOSTRA OLHOS NEGROS
Parte da programação da Quinzena da Consciência Negra , a Mostra Olhos Negros IV, promovida pelo  Instituto Cultural Cinema Brasil de 16 de novembro a 01 de dezembro, exibe a partir deste sábado, 15 de dezembro, o ciclo “Melhores da Mostra”. O evento segue até 28 de dezembro com a exibição de filmes produzidos por cineastas brasileiros de todas as etnias que abordam o tema “Adolescentes negros construindo o Futuro”. As sessões abertas ao público acontecem aos sábados, no Microcine de Bonsucesso (Av. Teixeira de Castro, 157, Bonsucesso).  Nos demais dias da semana, as sessões podem ser agendadas por escolas e entidades beneficentes, de manhã e à tarde. Neste sábado, a primeira sessão começa às 16h, com a exibição dos filmes “Cem anos sem chibata”, de Marcos Manhães Marins; “Apocalipse no Alemão”, de Alberto Dias; “Autoestima”, de Ednéa Rubim. Às 17h, é a vez de “Dia de Preto”, de Marcial Renato, Daniel Mattos e Marcos Felipe. E, às 18h, “5 X Pacificação”, de Luciano Vidigal, Rodrigo Felha, Cadu Barcellos e Wagner Novais. Confira a programação completa na página do evento no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário