sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Festa Black na Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto

 http://bairroeducador.blogspot.com/
Festa Black na Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto:
Durante os meses de outubro e novembro, a Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto, integrante do BE Pavuna, professores desenvolveram diversos trabalhos junto aos estudantes sobre a história do negro na sociedade. Todo esse processo culminou na “Festa Black”, que aconteceu no último dia 29 de novembro.


Nesse trabalho de investigação, professores e estudantes pesquisaram, desde o período escravocrata até a lei 10.639, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira em todas as escolas brasileiras, públicas e particulares, do ensino fundamental ao ensino médio.

Através dessa proposta, os estudantes de toda a unidade escolar puderam ampliar seus conhecimentos com relação à história do negro e toda a influência dessa rica e variada cultura em nossa sociedade.



Os professores aproveitaram o conteúdo curricular e correlacionaram com a temática, apresentando uma exposição de trabalhados elaborados pelos estudantes o que incluía desenhos, cartazes, redações, poesias, coreografias e um esquete teatral. Acreditando na proposta educacional da unidade escolar, o Projeto Bairro Educador apresentou a iniciativa da atividade a alguns parceiros. Estes voluntariamente foram apresentar relatos sobre a história do negro e sua forma de expressão.



A atividade contou com a presença do africano Koffi Djima, que realizou uma palestra para os estudantes, onde falou sobre a África e suas tradições e como foi seu processo de imigração para o Brasil. O gestor de projetos Carlos Carvalho, apresentou a cultura do Funk de forma educativa, aproveitando rimas e poesias dos próprios estudantes sobre a violência. A culminância também contou com apresentação de DJs que mostraram um pouco de música Black.


Todas as equipes de profissionais, assim como os estudantes da Escola Municipal Andrea Fontes Peixoto, agradecem a participação de cada parceiro voluntário, o que possibilitou outro olhar para a cultura negra.

Por Déborah Sobrino

Nenhum comentário:

Postar um comentário