terça-feira, 11 de dezembro de 2012

FIQUE SABENDO - Tá na boca do povo

 http://www.blogdasaude.com.br/
Tá na boca do povo:
Muita gente hospeda o vírus do herpes e nem imagina. Sem ser percebido, ele se aloja no organismo e, diante de um baque no sistema imune, aproveita para dar as caras, principalmente no calor.
Vermelhidão, ardência, bolhinhas que se formam. Sim, é o herpes. Uma vez infectado cada um depende da capacidade de seu organismo de reagir ao vírus.
A doença pode ser de dois tipos: o Herpes Simples, labial e genital, ou o Herpes Zoster, que dá geralmente na região do tórax. E para nos ajudar a esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto consultamos o Dr. José Ribamar Branco, infectologista do Hospital São Camilo.
 Como se pega herpes?
- A transmissão ocorre quando uma pessoa com o herpes manifestado encosta na pele de outra – seja o herpes labial ou genital.
Herpes Simples, seja labial ou genital, é adquirido por contato direto com uma pessoa contaminada, seja pelo contato pessoal ou na relação sexual. As chances de transmissão são bem maiores se a pessoa infectada pelo vírus estiver com lesões ativas.
Já o Herpes Zoster é a reativação do vírus da varicela (ou catapora) que a pessoa já havia adquirido, provavelmente na infância. Tanto o vírus do Herpes Simples como o do Herpes Zoster ficam latentes, isto é, “adormecidos” nos gânglios linfáticos. Quando há uma queda da resistência orgânica, da imunidade (exemplo: pós febre, trauma, quimioterapia, estresse, luz solar, desnutrição, menstruação, etc.), o vírus volta a se multiplicar, dando origem a um novo surto.
Quais tipos de herpes existem? 
- Herpes simples labial (HSV-1) e genital (HSV-2) e herpes Zoster
 O herpes mais comum é na boca. Porém, pode aparecer em outras partes do corpo?
 - O herpes se manifesta geralmente nos lábios ou na região genital, em alguns casos pode ocorrer no nariz, olhos, bochecha, nádegas e coxa.
 Há como prevenir?
 - Uso de preservativo nas relações sexuais e evitar contato com pessoas com lesões ativas
 Como se trata? O tratamento é diferente para diferentes tipos de herpes?
 - Existem medicamentos específicos, como o Aciclovir.
 Existe vacina para herpes?
 - Sim, mas a vacina foi parcialmente eficaz na prevenção do Herpes Simples labial e não protege contra o Herpes Genital.
 É verdade que a maioria das pessoas tem herpes, mas, em vários casos ela não se manifesta?
 - 90% da população são infectadas, mas não manifestam a doença. 10% apresentam a doença que se manifesta de temos em tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário