terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Medidas de prevenção podem reduzir casos da dengue neste período de maior incidência

 http://www.blog.saude.gov.br/
Medidas de prevenção podem reduzir casos da dengue neste período de maior incidência:

Foto: Divulgação
Neste período de chuvas na maior parte do Brasil, e com a chegada do verão neste mês, aumenta a incidência de focos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Por isso, é importante manter os hábitos de prevenção como não acumular entulho e lixo, ter atenção especial com plantas e objetos que juntam água, guardar garrafas de vidro ou pet, baldes e vasos de plantas vazios com a boca para baixo. Também é preciso estar atento a pneus velhos, que devem ser entregues aos serviços de limpeza urbana, ou guardados em local coberto.
Graças à organização da rede pública e uma maior conscientização da população na adoção de hábitos de prevenção, o número de casos graves de dengue no Brasil registrou queda de 64% neste ano, comparado a 2011. Os dados do balanço epidemiológico da doença no Brasil mostram ainda que em relação a 2010, a redução chega a ser ainda maior, de 80%. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destaca que ainda é preciso trabalhar muito para garantir uma saúde de qualidade a toda população: ”Digo sempre o Sistema Único de Saúde (SUS) tem que ter a qualidade do atendimento como uma obsessão e nesses dois anos nós conseguimos conter epidemias no Brasil, por exemplo, a dengue. Reduzimos em 80% os casos graves de dengue no país, reduzimos em 62% os óbitos de dengue num cenário que tinha tudo para crescer o número de casos porque o Brasil passou a ter a circulação de quatro tipos do vírus.”
O ministro Padilha reforça que neste período de transição de governos municipais é fundamental continuar as ações de prevenção e combate a dengue:  ”É fundamental que nesse momento de transição entre os prefeitos de governos municipais as ações não sejam interrompidas. O Ministério da Saúde lança um alerta muito importante para que as ações continuem agora no mês de dezembro, ao longo do começo do mês de janeiro e fevereiro. Esse trabalho que vem sendo feito e tem que ser intensificado”.
O Ministério da Saúde oferece assistência e atendimento integral aos pacientes com suspeita de dengue. Por esse motivo, investe na ampliação de serviços, capacitação de profissionais, habilitações de leitos de enfermaria e de UTI.
Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário