quarta-feira, 24 de abril de 2013

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 20 a 26 de Abril

 http://elosdasaude.wordpress.com/
DIA D DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL CONTRA A GRIPE
Camiseta_Frente_Gripe_210x180mm 
O Dia D de Mobilização Nacional contra a Gripe é neste sábado, 20 de abril. Serão montados postos de vacinação em igrejas, praças, centros comunitários, escolas e creches de toda a cidade. Todos os postos de saúde e Clínicas da Família estarão oferecendo a vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS). As unidades estarão funcionando de 8h às 17h. Confira a relação completa das unidades de saúde que participam da mobilização.
Idosos, crianças de seis a 23 meses, indígenas, gestantes, doentes crônicos e profissionais de saúde fazem parte do grupo prioritário. Este ano, a campanha também contempla mulheres no período de até 45 dias após o parto, porque o grupo apresenta as mesmas condições de saúde das gestantes e porque, pela amamentação, a vacina ajuda a proteger o bebê. Os doentes crônicos devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina. Se na unidade de saúde onde são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, os pacientes devem solicitar prescrição médica na próxima consulta. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80% do público alvo, o que representa 1.067.497 de pessoas.
UNIDADES DE SAÚDE NO FERIADO 
souza-aguiar 
Durante o feriado do Dia de São Jorge, 20 a 23 de abril, os hospitais de emergência e unidades 24 horas da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro funcionarão ininterruptamente. As unidades primárias de saúde (clínicas da família e centros municipais de saúde) funcionarão até às 17h no sábado, para a campanha de Vacinação contra a Gripe. Também no sábado, as policlínicas funcionarão até o meio-dia. No domingo, 21, na segunda-feira, 22, e na terça-feira, 23, não haverá funcionamento. Mais informações podem ser obtidas pela Central de Atendimento da Prefeitura, no telefone 1746.
 Unidades que funcionarão 24 horas:
- Hospital Municipal Souza Aguiar – Centro
- Hospital Municipal Miguel Couto – Gávea
- Hospital Municipal Salgado Filho – Méier
- Hospital Municipal Lourenço Jorge – Barra da Tijuca
- Hospital Municipal Pedro II – Santa Cruz
- Hospital Municipal Evandro Freire – Ilha do Governador
- Hospital Municipal Rocha Maia – Botafogo
- Hospital Municipal Paulino Werneck – Ilha do Governador
- Hospital Municipal Francisco da Silva Telles – Irajá
- Hospital Municipal Jurandir Manfredini – Jacarepaguá
- Hospital Maternidade Fernando Magalhães – São Cristóvão
- Hospital Maternidade Carmela Dutra – Lins de Vasconcelos
- Hospital Maternidade Herculano Pinheiro – Madureira
- Hospital Maternidade Alexander Fleming – Marechal Hermes
- Hospital Maternidade Maria Amélia Buarque – Centro
- Hospital da Mulher Mariska Ribeiro – Bangu
- Serviço de emergência da Policlínica Rodolpho Rocco – Del Castilho
- Serviço de emergência da Policlínica César Pernetta – Méier
- Instituto Municipal Philippe Pinel – Botafogo
- UIS Arthur Villaboim – Paquetá
- UPA de Vila Kennedy
- UPA da Rocinha
- UPA do Complexo do Alemão
- UPA de Manguinhos
- UPA da Cidade de Deus
- UPA de Santa Cruz / João XXIII
- UPA do Engenho de Dentro
- UPA de Madureira
- UPA de Costa Barros
- UPA de Senador Camará
- UPA Sepetiba
- UPA Paciência
- UPA Magalhães Bastos
- UPA Rocha Miranda
- Coordenação de Emergência Regional: Centro
- Coordenação de Emergência Regional: Leblon
- Coordenação de Emergência Regional: Barra
RIO SEM HOMOFOBIA
lgbt 
O Rio de Janeiro realizará, na próxima quinta-feira, 25 de abril, a primeira audiência pública sobre o Sistema Nacional de Enfrentamento à Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e Promoção dos Direitos – Sistema Nacional LGBT. O objetivo dessa audiência é discutir e apresentar as sugestões para auxiliar no processo de construção do Sistema e participar da formulação de políticas públicas voltadas para o combate à homofobia e respeito à diversidade. Entre os objetivos do Sistema Nacional LGBT estão integrar as ações dos governos federal, estadual e municipal de enfrentamento à homofobia; qualificar e ampliar o atendimento da população LGBT, familiares e amigos, vítimas da discriminação e em busca de direitos. A expectativa é de que 200 pessoas estejam presentes na audiência, entre representantes de movimentos sociais, gestores públicos, parlamentares e demais interessados nessa temática.  A audiência é aberta ao público e acontece no Auditório Adauto Belamino, Prédio da Central do Brasil, 7º andar, Centro.
 SAÚDE NO CONTEXTO DOS GRANDES EMPREENDIMENTOS
ceensp_24abril_Comperj 
A próxima edição do centro de estudos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), na quarta-feira, 24 de abril, tem como tema “Monitoramento de condições de vida e saúde em áreas de implantação de grandes empreendimentos: desafios metodológicos”. A sessão, que é aberta ao público e será transmitida pela internet no site da Escola, terá como palestrantes os pesquisadores Luciano Toledo, coordenador geral do Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e Paulo Sabroza, coordenador técnico do projeto. O debate será ministrado pelo gerente da Área de Planejamento do Departamento de Políticas, Articulação e Sustentabilidade do BNDS, Luiz Antônio Pazos, que discutirá os resultados do projeto e monitoramento das condições de saúde na área do Comperj.  Ainda durante o Ceensp, ocorrerá a abertura da exposição “Santo Antônio de Sá: primeira vila do Recôncavo da Guanabara”, com informações arqueológicas sobre a área do Comperj. A mostra será exibida até o dia, 30 de abril, no hall de entrada do prédio da Ensp.
SUS E PROTAGONISMO JUVENIL
pela vidda 
Em comemoração aos 24 anos de ativismo na luta contra a Aids, o Grupo Pela Vidda – RJ promove na próxima quinta-feira, 25 de abril,  a roda de conversa “SUS e Protagonismo Juvenil”. Com a proposta de integrar novos parceiros, o evento contará com a apresentação do projeto Redes de Protagonismos e Lideranças: Jovens, Mulheres e Travestis. O encontro acontece a partir das 15h, na sede do Grupo Pela Vidda – RJ (Av. Rio Branco 135, sala 709, Centro).
CINEMA E DEBATE NA UERJ
em cine 
O ciclo de debates “Em Cine”, que acontece toda última quarta-feira de cada mês, exibe no próximo encontro, 24 de abril, o longa-metragem “Confiar”. O filme conta a história de uma adolescente que se envolve em uma perigosa relação através da internet e promove a reflexão sobre como os pais podem agir em uma situação como essa. Ao final da exibição, um debate com o tema “Pais e filhos em tempo de internet” será oportunidade para a troca de experiências entre alunos, pais, professores e profissionais. A mesa redonda será ministrada pela psicóloga Mônica Correia Meyer. O encontro, com entrada franca, acontece na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), das 17h30 às 20h30. As inscrições podem ser feitas 10 minutos antes do evento. A Uerj fica na Rua São Francisco Xavier, 524, 10º andar, Bloco D, sala 10.030, Maracanã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário