quarta-feira, 24 de abril de 2013

SAÚDE PRESENTE - “Hanseníase tem cura!”

 http://bairroeducador.blogspot.com/
Os estudantes do 4º ano do CIEP Doutor Adão Pereira Nunes, BE Irajá, assistiram na terça feira, 16 de abril, uma palestra sobre a hanseníase, doença popularmente conhecida como lepra. A atividade foi elaborada pela técnica de enfermagem do Programa Saúde nas Escolas (PSE), Geiza Maciel e a gestora de projeto do Bairro Educador, Fernanda Souza.


A palestra teve como objetivo levar aos estudantes informações sobre o que é a Hanseníase, seus principais sintomas, causas e tratamentos. Além disso, o encontro também procurou “quebrar” os preconceitos existentes em relação a doença. A atividade faz parte da campanha realizada pelo Ministério da Saúde, iniciada no mês de março em várias escolas do Brasil, sendo realizada pela equipe do PSE. A campanha promove ações voltadas para o público infantil sobre Hanseníase e Verminose, cujo tema é “Hanseníase e Verminoses têm cura. É hora de prevenir e tratar”.

Foto da campanha

Para ampliar o conhecimento dos estudantes, foram exibidos vídeos explicativos sobre a hanseníase, como é desenvolvida e como tem início o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, os estudantes receberam folhetos com esclarecimentos sobre a doença e tiraram dúvidas com a técnica do PSE.


De acordo com entrevista ao site de notícias do governo federal, o secretário nacional de vigilância em saúde, Jarbas Barbosa, destacou que a hanseníase tem cura e, quando a pessoa começa o tratamento, a transmissão é interrompida quase que imediatamente. Ainda segundo o secretário, a doença é rara em crianças, mas quando ela é portadora é porque alguém na família ou na comunidade possui hanseníase.

O projeto Bairro Educador agradece, em nome de toda a equipe, ao apoio e parceria do PSE, o que possibilitou a realização de mais uma atividade, a qual serviu como elemento enriquecedor no processo de aprendizagem dos estudantes.


Por Fernanda Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário