sexta-feira, 3 de maio de 2013

Adolescentes e adultos devem manter a carteira de vacinação sempre atualizada

 http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Elza Fiúza/ABr
É sempre importante reforçar a importância das vacinas. Elas devem fazer parte da rotina da população brasileira, no combate e prevenção de doenças. As vacinas são consideradas produtos biológicos derivados ou semelhantes a um microrganismo causador de determinada doença. Servem para induzir o sistema imunológico a criar uma barreira de proteção para o indivíduo de forma segura e eficaz.
A maioria das vacinas pode ser recebida gratuitamente em todos os postos de saúde. Para isso, é necessário portar a carteira de vacinação. “O Ministério da Saúde, hoje tem um calendário de vacinação completo. Começa na vacinação infantil e engloba todas as outras fases da vida do indivíduo. Independente da idade, sempre haverá uma vacina que deverá ser atualizada”, orienta a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, Carla Domingues.
Além disso, manter a lista de vacinas em dia é essencial para garantir a saúde da infância à vida adulta. “É fundamental acompanhar o caderno de vacinação do adolescente e do adulto, para conferir se ele completou o esquema de vacinação na infância”, ressalta. A coordenadora acrescenta a importância de guardar o cartão de vacina. “É fundamental guardar em casa ou em algum local seguro o cartão de vacinação. Ele é a forma mais eficaz e segura para identificar as doenças a que a pessoa está protegida e contra quais ela ainda deverá receber a dose da vacina”, ressalta.
A coordenadora ainda explica que o Programa Nacional de Imunizações disponibiliza 26 vacinas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Além da vacinação para crianças, gestantes e idosos, que comumente são os grupos prioritários nas campanhas, o Ministério da Saúde também disponibiliza e mantém um calendário de vacinas para adolescentes e adultos. É um calendário completo para a toda família. Atualmente o Brasil tem uma cobertura vacinal de 95% em todo país. Essas vacinas estão disponíveis durante todo o ano, em 35 mil postos de saúde da rede pública”, explica. “Para 2013, estão sendo investidos cerca de R$ 1,8 bilhão na compra de vacinas”, finaliza.
  • Campanha Nacional de Vacinação 2013:
A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi prorrogada em todo o país até o dia 10 de maio. Devem se vacinar idosos, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, pessoas com restrição de liberdade, profissionais de saúde, além de portadores de doenças crônicas. A meta do Ministério da Saúde, para este ano é vacinar cerca de 32 milhões de pessoas.
No Distrito Federal, uma parceria com os postos de saúde permite que os funcionários do Ministério da Saúde sejam vacinados. Basta levar seu crachá de identificação e um documento original com foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário