sexta-feira, 3 de maio de 2013

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 04 a 10 de maio

 http://elosdasaude.wordpress.com/
CONVERSANDO SOBRE SAÚDE DA FAMÍLIA
postal da saúde: alimentação saudável 
Entre os dias 6 e 10 de maio, acontece na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) a oitava edição do ciclo de debates “Conversando sobre a Estratégia de Saúde da Família”. O encontro busca integrar os alunos do curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família às questões teóricas e políticas que envolvem a Estratégia Saúde da Família(ESF) no Rio de Janeiro. A atividade é coordenada pela pesquisadora do Departamento de Ciências sociais da ENSP, Maria Alice Pessanha de Carvalho, e será realizada a partir das 9h, no auditório térreo da ENSP. As inscrições devem ser feitas no dia do evento. Confira a programação completa do ciclo de debates.
EDUCAÇÃO SEM VIOLÊNCIA
Livro Vento no Rosto  
O Instituto Promundo promove nesta sexta-feira, 03 de maio, o lançamento do livro “Vento no Rosto”, sobre prevenção da violência na educação de crianças. A história de Lucas, personagem central do livro, foi criada por 12 meninos e meninas, entre 6 e 13 anos, da comunidade da Maré, participantes do projeto Esporte, Cultura e Cidadania da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O projeto, desenvolvido pelo Instituto Promundo com financiamento da ONG Save the Children, teve o objetivo de dar voz aos pequenos sobre como pensam que poderiam ser educados sem o uso da violência. Além do lançamento do livro, será realizado um debate sobre o projeto de lei para prevenção de castigos físicos e humilhantes contra crianças, com Carlos Zuma, do Instituto Noos, e Ana Paula Rodrigues, da Fundação Xuxa Meneghel. O evento é aberto ao público e acontece às 17h, na sede da Firjan (Graça Aranha nº 1, Centro).
TEATRO NOS VAGÕES DA SUPERVIA
peça 
O longo e acidentado périplo de Ulisses de volta à casa após a batalha de Troia é o ponto de partida para a peça “In_trânsito — Odisseias urbanas”, que acontece até o dia 13 de maio, na plataforma 12 da Central do Brasil. A peça se passa num trem do ramal Saracuruna, com cenas que ocorrem dentro do vagão e também nas áreas de embarque e desembarque das estações de Bonsucesso, Triagem, Manguinhos e São Cristóvão. Itinerante, a montagem criada pelas diretoras Isabel Penoni e Joana Levi transfere a jornada de Ulisses — rumo à ilha de Ítaca, onde deixou sua família antes de partir para a guerra — para o cotidiano dos mais de 500 mil cariocas que utilizam os trens da SuperVia. O espetáculo acontece aos sábados e domingos, às 15h, e às segunda-feiras, às 14h. O percurso dura cerca de duas horas e termina no retorno à estação Central do Brasil.
CINEMÃO NA ROCINHA
flyer_cinemao_abril_yuka_03
Neste domingo, 05 de maio, o CINEMÃO – Veículo de Ocupação Tática da Cultura chega à Rocinha. A sessão acontece a partir das 18h30, na Via Ápia, e terá início com a exibição de três curtas documentais: “Angeli 24hs”, de Beth Formagini, “Mãos de outubro”, de Vitor Souza Lima, e “Silêncio”, de Alberto Bellezia e Cid César Augusto. A atração principal será o longametragem “Marcelo Yuka no caminho das setas”. O documentário é um mergulho na transformação de Yuka desde o incidente, no ano de 2000, que o tornou tetraplégico. Em seguida, o público terá a oportunidade de participar de um debate com a equipe dos filmes e membros do Viva Rocinha. Materializado em um carro aparelhado para exibição de filmes nacionais, equipado com super projetor de imagem, telão, sistema de som, megafone, cadeiras e pipoqueira, o Cinemão vem promovendo sessões gratuitas de cinema nas comunidades cariocas, sempre aos fins de semana, seguidas de debates com realizadores e a população local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário