sexta-feira, 17 de maio de 2013

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 18 a 24 de maio

http://elosdasaude.wordpress.com/
ARPOADOR É PALCO PARA LUTA ANTIMANICOMIAL
saude_mental1
Este sábado, 18 de maio, é Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Em alusão à data, diversas atividades serão realizadas no Arpoador, de 13h às 19h. A programação inclui apresentações de teatro e de música, debates, tendas com ações da saúde, oficinas e artesanatos.  Promovido pela Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, o encontro terá participação da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores de Saúde – RAP da saúde. O polo Jacarezinho encenará esquetes teatrais sobre saúde mental e também haverá distribuição de preservativos, materiais educativos e postais da saúde. Além disso, o encerramento contará com um grande Bloco de Carnaval. Não perca!
GÊNERO E SUSTENTABILIDADE
11_07_12 Mãos Preserva Terra
Na próxima sexta-feira, 24 de maio, a Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro(EMERJ) promove o seminário Gênero e os Desafios de Sustentabilidade. Na abertura do evento, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Mônica Teixeira, dará a palestra “Gênero e Sustentabilidade”.  Em seguida, o painel “As Novas Perspectivas Ecofeministas: Limites e Possibilidades” reunirá a socióloga e coordenadora do Instituto EQUIT Gênero, Economia e Cidadania Global, Graciela Rodrigues, e a diretora do grupo Cidadania, Estudo, Pesquisa, Informação e Ação (CEPIA), Leila Linhares Barsted. No início da tarde, a secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo, e a diretora de sustentabilidade da Brasil Kirin, Juliana Nunes, participam do painel ” A Mulher e o consumo responsável”. O encontro acontece das 9h às 18h no auditório Antonio Carlos Amorim (Av. Eramos Braga, 115 – 4º andar, Centro, Rio de Janeiro). Acesse a programação completa e inscreva-se!
PUC-RIO DISCUTE INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA
dia-mundial-da-saude-mental-1
A  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) promove dia 24 de maio, sexta-feira, às 18h, o debate “O Estado e a internação compulsória, o que pensa a juventude: Direito ou Violação?”. Participam do evento o presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), o deputado estadual Marcelo Freixo; o deputado federal Chico Alencar; a assistente social Hilda Corrêa de Oliveira; o militante da Pastoral da Juventude Estudantil Caio Bezerra; o suplente do Conselho Nacional de Saúde, Artur Custódio; e o pró-reitor de extensão da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), José Cláudio Souza Alves. O encontro, é promovido por alunos do curso de Serviço Social e integra a semana da XVIII Feira de Valores da Universidade Católica (Fevuc), será realizado no salão da Pastoral Padre Anchieta na PUC-Rio.
 DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE E DOENÇAS CRÔNICAS
ceenp
No dia 22 de maio, a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) promove o debate “Indústria, mercado e determinantes sociais no controle das doenças crônicas não transmissíveis”. Participam do encontro o pesquisador Luis David Castiel, o diretor do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde, Alberto Pellegrini Filho, a diretora executiva da Autoridades para as Condições de Trabalho, Paula Johns e a coordenadora do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto – ELSA Brasil, Dora Chor. A sessão acontece a partir das 14h, no Salão Internacional da Ensp e será transmitida pela internet no portal da Escola.
DISCRIMINAÇÃO RACIAL EM DEBATE
image001
O ciclo de debates “Em Cine”, que acontece toda última quarta-feira de cada mês, exibe no próximo encontro, 22 de maio, o documentário “Olhos Azuis”.  O filme conta a história da professora Jane Elliott, que descobriu uma maneira muito interessante de denunciar a discriminação racial nos Estados Unidos. A professora cria situações na qual as pessoas que praticam preconceito sem perceber são colocadas no lugar de quem sofre discriminação. Após a exibição, um debate com o filósofo Pedro Fornaciari aborda o racismo, a partir das ideias do pensador Michel Foucault. O encontro acontece na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), das 17h30 às 20h30. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas 10 minutos antes do evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário