No próximo dia 23/5, entrará em vigor uma lei que determina que pacientes com câncer deverão iniciar tratamento para a doença em no máximo 60 dias pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A medida, sancionada em novembro do ano passado pela presidente Dilma Rousseff, deverá ser colocada em prática a partir da próxima semana. O prazo máximo vale para que o paciente passe por cirurgia ou então inicie sessões de quimioterapia ou radioterapia, conforme prescrição médica.
De acordo com o Ministério da Saúde, um dos grandes problemas em relação ao não cumprimento dos prazos se refere à falta de médicos oncologistas no Brasil. Para tentar solucionar a questão estão sendo feitos convênios com hospitais para abertura de vagas em residência médica.
Saiba mais
A pasta informou também que 78% dos pacientes em estágio inicial da doença iniciam o tratamento em menos de 60 dias, sendo que 52% têm esse direito assegurado em até duas semanas, conforme registros do Instituto Nacional do Câncer (Inca). O acesso em até dois meses já ocorre para 79% dos pacientes em casos avançados, sendo que 74% desses começam a se tratar em até quinze dias.
Números de câncer no Brasil
Dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer) indicam que aproximadamente 518 mil novos casos da doença devem ser registrados no Brasil este ano. A previsão é que 60.180 homens tenham câncer da próstata e 52,6 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer da mama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário