segunda-feira, 6 de maio de 2013

DIA MUNDIAL DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS 2013

 http://elosdasaude.wordpress.com/

Lavar a mão salva vidas! 

higienização das mãos
Este é o lema do Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado neste domingo, 5 de maio. A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), busca sensibilizar profissionais e serviços de saúde para a prevenção e controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) – metas estabelecidas como o primeiro Desafio Global para a Segurança do Paciente.
Diversos estudos demonstram que as mãos dos profissionais de saúde são o principal veículo de transmissão de micro-organismos, porque podem transmitir a infecção de um paciente a outro. E a higienização das mãos, além de ser um procedimento de baixo custo, é a melhor forma de prevenir o problema. Por isso, é tão importante refletir sobre o tema e desenvolver ações que busquem promover a higiene das mãos dentro das unidades de saúde.
Uma estratégia recomendada pela OMS é a realização de uma autoavaliação sobre o desempenho da unidade de saúde em relação às práticas de higienização das mãos. O questionário aborda aspectos como a disponibilização de solução alcoólica para higienizar as mãos, a relação entre o número de lavatórios e de camas, o fornecimento regular de água corrente limpa e de sabão e a formação dos profissionais de saúde sobre o tema. A OMS disponibiliza um guia para as instituições que desejarem realizar a autoavaliação sobre higiene das mãos.
Sua unidade de saúde tem alguma experiência sobre promoção da higiene das mãos?
Compartilhe sua experiência: elosdasaude@gmail.com
Leia artigos sobre higienização das mãos no portal Proqualis:

Nenhum comentário:

Postar um comentário