segunda-feira, 24 de junho de 2013

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 24 a 30 de junho

FESTA JUNINA DO RAP DA SAÚDE
painel festa junina
Junho é mês das festas juninas e a Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (Rap da Saúde) não poderia ficar fora dessa. Na próxima sexta-feira, 28 de junho, os jovens e adolescentes participam do tradicional arraiá do Centro Municipal de Saúde Américo Veloso, na Maré. Durante a festa, os integrantes do RAP da Saúde e demais participantes da Contação de Histórias da Maré vão apresentar uma peça de teatro. Para participar, basta chegar ao local com muito ânimo para uma tarde divertida. Quem puder e quiser colaborar pode levar um prato de doce ou salgado. A festa junina acontece de 14h às 17h no CMS Americo Ve loso, que fica localizado na rua Gerson Ferreira nº100, Complexo da Maré.
VIGILÂNCIA SANITÁRIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL
images“Vigilância Sanitária, Desenvolvimento e Inclusão: Dilemas da Regulação e da Proteção à Saúde”


. Este é o tema do VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária e II Simpósio Pan-americano de Vigilância Sanitária (Simbravisa 2013), que recebe inscrições de trabalhos até 30 de junho, domingo. O evento será realizado em Porto Alegre, de 27 a 30 de outubro, e vai reunir especialistas de todo o país e das Américas para debater questões que desafiam a vigilância sanitária e o modelo de desenvolvimento da atualidade. Na pauta estão os impactos que esse modelo provoca na situação de saúde individual e coletiva; sua capacidade de incluir ou excluir social e economicamente parcelas da população; e o debate de alternat ivas de organização e de ação da vigilância sanitária, considerando as desigualdades e os riscos à saúde que o crescimento econômico provoca na sociedade. As inscrições para participação no evento podem ser feitas até 31 de agosto. Acesse o site do Simbravisa 2013 e saiba mais.
INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE                                                                 
pensamento.estrategico
Estão abertas até quinta-feira, 27 de junho, as inscrições para o curso de extensão Acesso à Informação Científica e Tecnológica Em Saúde. Com carga horária de 63 horas, as aulas são voltadas para profissionais que atuam em bibliotecas, centros de documentação e em atividades de apoio à pesquisa, na área da saúde. Para se candidatar, é preciso entregar ficha de inscrição, carta de apresentação e declaração de liberação pela chefia. A documentação deve ser entregue, até o dia 27 de junho, às 16h30,  à Gestão Acadêmica do Icict/Fiocruz (Avenida Brasil, 4036, sala 210 do Prédio da Expansão da Fiocruz). O curso disponibiliza 20 vagas e o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 25 de julho, no site do Icict. Confira a chamada pública para o curso de extensão Acesso à Informação Científica e Tecnológica em S aúde.
SAÚDE EM ASSENTAMENTOS RURAIS
assentamento-rurais
Na próxima quarta-feira, 26 de junho, o programa VideoSaúde vai exibir o vídeo “Assentamento XIX de Setembro”. Gravado no município de Guaíba, no Rio Grande do Sul, a produção aborda a rotina de famílias brasileiras que vivem em assentamentos rurais: as principais dificuldades e conquistas desses trabalhadores, suas condições de saúde e as mudanças nos processos de produção de gêneros agrícolas. O programa vai ao ar no canal UTV-RJ (canal 11 da NET), às 21h30. A produção é da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz. Acesse o site da Universidade Federal de Viçosa e saiba mais sobre assentamento rural.
ARTE NO BOREL
263210_567547639933789_2062628475_n
Você já imaginou um museu dentro da favela? Foi com essa ideia que o morador do Borel, Fred Castilho desenvolveu o projeto Boreart. Em parceira com o Museu de Arte Moderna (MAM), quatro casas do morro do Borel se transformaram em galerias de arte. Até o dia 26 de junho, o projeto Boreart vai expor, gratuitamente, obras como a série de fotos “Descompressão…1973…descompressão”, do artista plástico luso-brasileiro Artur Barrio e também a obra “Chuva”, do coletivo multimídia Chelpa Ferro, entre outras. As visitas devem ser agendas pela página do Boreart no Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário