segunda-feira, 24 de junho de 2013

PREVENÇÃO DE GRIPE - Lavar mãos várias vezes ao dia é essencial para evitar gripe

http://www.blog.saude.gov.br/
Foto: Ocean/Corbis
Com a chegada do inverno, época de maior transmissão do vírus da gripe, o Ministério da Saúde reforça a necessidade de cuidados básicos de higiene para afastar a doença.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica que lavar as mãos várias vezes ao dia é a melhor maneira de evitar a gripe. “É muito comum a pessoa cobrir com a mão infelizmente a tosse ou o espirro depois a pessoa toca numa maçaneta, num botão de elevador, num corre mão de escada, na barra do ônibus, ou do metrô onde ela segura e a outra pessoa que toca naquela mesma superfície pode se contaminar com o vírus da influenza. Então, lavar as mãos várias vezes ao dia é a mais básica e mais eficiente maneira de se proteger contra a gripe ou influenza”, comenta.
Jarbas Barbosa fala também sobre outros cuidados importantes para evitar a contaminação pela gripe. “Proteger a tosse ou o espirro com o lenço descartável e não com a mão, se a pessoa não tiver um lenço descartável é melhor proteger com a dobra do braço porque pelo menos ele não está contaminando a própria mão e não vai transmitir pra outras pessoas. A terceira medida é evitar o contato com pessoas doentes, se tem alguém doente na família, um vizinho que está com febre, tosse deve evitar visitar aquelas pessoas”, explica.
Este ano, o Ministério da Saúde já enviou para os estados mais de um milhão de caixas de Tamiflu, principal medicamento para tratar a gripe.
Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário