quarta-feira, 26 de junho de 2013

FIQUE SABENDO - Festas de São João com segurança

http://www.blog.saude.gov.br/
Cada região brasileira comemora as festas juninas da sua forma, mas no Nordeste são encontradas as festas mais tradicionais e cheias do Brasil. Com pluralidade de arraiais e festejos pelas cidades nordestinas, todas dão grande valor às quadrilhas, que são famosas internacionalmente. Em Caruaru (PE) e  Campina Grande (PB), onde acontecem as maiores e mais bonitas festas juninas do país, o número de turistas é duplicado nessa época do ano. Assim como no carnaval, em épocas festivas pode haver maior incidência de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e HIV e os cuidados devem ser tomados.
As DST são doenças infecciosas disseminadas principalmente por contato sexual íntimo, sem o uso de preservativo com uma pessoa infectada e afetam pessoas de todos os sexos. As doenças venéreas se manifestam na área externa do órgão sexual, mas também podem atingir o útero, a próstata, os testículos ou outros órgãos internos. Geralmente, as infecções causam apenas uma leve dor, verrugas, coceira e irritação no local.
Uma das DST mais comuns no mundo é o Papilomavirus Humano (HPV), pouco conhecido pela população brasileira, mas que aparece em uma a cada cinco mulheres no país. O Sistema Único de Saúde oferece exames gratuitos para a descoberta do vírus HPV e também o exame Papanicolau, que é usado para o diagnóstico de câncer de colo de útero.
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida ou Aids é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus Human Immunodeficiency Virus (HIV) e que leva à queda da imunidade. A Aids não se transmite por suor, abraço, beijos, uso de banheiros, copos ou qualquer outro meio que não envolva contato com mucosas, áreas feridas, penetração sexual desprotegida ou uso de agulhas e produtos sanguíneos que estejam infectados.
Durante os períodos festivos, inclusive no São João, conhecido como santo festeiro, que apadrinha diversas festas, danças, quadrilhas e muita comilança, é mais propício que as pessoas se esqueçam de tomar os devidos cuidados e de utilizar métodos contraceptivos e métodos para evitar transmissão de doenças. Antes de pular a fogueira tem que se certificar que tem preservativo no bolso.
Prevenção
O uso de camisinha nas relações sexuais é essencial para a prevenção da Aids. Recomenda-se também a utilização de agulhas e seringas descartáveis e uso de proteção quando for manipular machucados ou feridas. Mulheres grávidas devem realizar obrigatoriamente o teste de HIV durante os exames de pré-natal.
O Ministério da Saúde disponibiliza testes rápidos em Centros de Referência em Treinamento em DST/Aids para diagnósticos de HIV.
Fonte: Kathlen Amado / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário