terça-feira, 26 de outubro de 2010

Rio, Uma Cidade de Leitores

Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto Rio, uma Cidade de Leitores tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores da rede municipal de ensino



Salas de Leitura
Os acervos das Salas de Leitura das escolas estão sendo ampliados. Durante o 11° Salão da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (Fnilij) do Livro para Crianças e Jovens, que ocorreu em junho, todas as diretoras da rede ganharam uma verba para a compra de livros. Durante o mês de setembro, na Bienal, outra verba foi destina aos diretores para este fim. Houve também um revigoramento das ações da Sala de Leitura, onde voluntários e estagiários contratados pela Secretaria Municipal de Educação auxiliaram os professores.


Maratona Euclides da Cunha
A maratona prevê um clico de palestras, ministradas pelos imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), para os alunos do 8° e 9° anos do Ensino Fundamental sobre a vida e obra de Euclides da Cunha, uma homenagem aos cem anos de morte do escritor. As palestras ocorreram nas escolas durante os meses de agosto e setembro. Os alunos que assistirem às palestras participarão de um concurso de redação promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a ABL. Uma comissão municipal, designada pela SME selecionará os três melhores textos de cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Depois, três acadêmicos da ABL selecionarão os cinco melhores textos enviados pela SME. A divulgação do resultado do concurso acontece no dia 18 de novembro.


Escola de Leitores

O concurso Escola de Leitores, realizado em parceria com o Instituto C&A, tem como objetivo desenvolver ou aprimorar as ações de leitura de cada unidade escolar. O concurso será realizado em todas as escolas de Ensino Fundamental da rede. Serão premiados os sete melhores projetos. As unidades escolares vencedoras vão receber recursos financeiros, acompanhamento técnico e conhecer iniciativas exemplares sobre esse tema no Brasil e na Colômbia, onde a política de promoção da leitura é referência mundial.


Durante a etapa final do concurso, 16 escolas receberão visitas técnicas. Esses encontros irão avaliar a coerência das propostas com os critérios de avaliação e a realidade das escolas e seus contextos. Até 15 de janeiro teremos os resultados das sete escolas premiadas pelo Concurso Escola de Leitores.


As unidades de ensino cujas propostas forem vencedoras ganharão um prêmio de R$ 40 mil, um acompanhamento técnico da FNLIJ, uma viagem à Colômbia e oportunidades de intercâmbio com outras iniciativas de incentivo à leitura. O resultado do concurso será divulgado em janeiro de 2010.


Conheça as escolas selecionadas para a 3ª fase do concurso: finalistas:
Nome da Escola
Nome do Projeto
E.M Alencastro Guimarães
Mitificando a Alencastro
E.M Leonel Azevedo
Leonel em ação uma escola aberta no coração da com
E.M Miguel de Larreinaga
A SALA DE LEITURA ABRAÇA VOCÊ
E.M Georg Pfisterer
LEITURA IDENTIDADE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
E.M Primeiro de Maio
Parceiros da leitura por prazer
E.M Rio Grande do Norte
Ler e compartilhar com prazer
E.M Adelai Stevenson
Literatura infantil Uma proposta de formação
E.M Mestre Cartola
Conte outra vez - Meste Cartola
E.M Servúlo de Lima
numa escola cem por cento tem leitura em movimento
Classe em Cooperação Juliano Moreira
CARIOCA LEITOR SIM SENHOR
E.M Maria de Jesus Oliveira
Literatura gota a gota
E.M Prof. Afonso Varzea
Prisma Refletindo múltiplas leituras
E.M Prof. Gilbero Bento da Silva
Encontro com a Literatura
E.M Pedro Ernesto
Árvore da Leitura
E.M Lauro Sodré
Caleidoscópio um olhar muitas leituras
E.M Oswald de Andrade
Oswald uma escola de leitores
Biblioteca do Professor
Para estimular a leitura prazerosa dos professores, a SME resolveu distribuir livros de literatura para todos os 35 mil professores da rede. Através de uma votação online, onde cada professor pode escolher o livro que deseja ter a partir de uma lista. Em julho, cada professor da rede recebeu um título de literatura estrangeira e de literatura brasileira. Em outubro foi entregue um livro de literatura brasileira para todos os professores e os 3.500 agentes auxiliares de creche, que também passaram a receber os livros. Além disso, a SME dá aos professores um voucher para a compra de livros em uma livraria. Em dezembro, professores e agentes auxiliares de creche ganharam dois livros, um de literatura brasileira e outro de literatura estrangeira.
Adote uma Biblioteca
Uma parceria com a Livraria da Cultura, que possibilita qualquer pessoa a doar livros para três escolas da rede municipal do Rio integrantes do projeto Escolas do Amanhã. Os interessados compram no site Adote uma Biblioteca os livros e direcionam a encomenda para essas unidades. Além disso, com a parceria da Livraria da Travessa, os interessados também poderão doar livros para outras 11 escolas, sendo 10 do programa Escolas do Amanhã. Para a doação pela Travessa, basta acessar o site Criança que Lê.
Biblioteca da Primeira Infância
Os Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) contarão com salas de leitura específicas para as crianças da creche (de 3 meses a 3 anos e 11 meses) e da pré-escola (crianças de 4 anos a 5 anos e 11 meses. O programa tem como objetivo estimular o hábito da leitura desde cedo.
Comissão Carioca de Leitura
Integrada por notáveis e entusiastas da área de literatura, a comissão acompanha e discute as ações de leitura do projeto Rio, uma cidade de leitores. Presidente de Honra: acadêmico José Mindlin, da Academia Brasileira de Letras. Também integram a comissão, o escritor Ziraldo, o cantor Gabriel pensador, a escritora Bia Hetzel, Marina Colassante, Ana Maria Machado, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário