segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Assistência Social participa de ação conjunta na Cracolândia em Madureira

Do total de 106 usuários de crack atendidos pela SMAS, 17 eram crianças e adolescentes

22/11/2010


A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) realizou na manhã desta segunda feira, dia 22, uma abordagem para acolhimento na cracolândia do Morro do Cajueiro, em Madureira, zona norte da cidade. A ação, que contou com a participação da Polícia Militar, da 11ª Promotoria da Infância e Adolescência, Ministério Público e Conselho Tutelar, que ficaram de plantão para apoio e retaguarda da operação, acolheu 106 pessoas, destas 17 eram crianças e adolescentes, com idade entre 9 e 17 anos (apenas 3 adolescentes eram moradores da região metropolitana do Rio, os outros 14 eram oriundos da baixada fluminense), além de 14 mulheres, 74 homens e um idoso.


As pessoas abordadas foram encaminhadas para o 41º Batalhão da Policia Militar, onde se submeteram a uma avaliação da equipe médica da Defesa Civil. As crianças e adolescentes, após avaliação, foram encaminhadas para o Conselho Tutelar de Madureira. Três adultos apresentaram problemas de saúde e foram conduzidos para o Hospital Francisco Silva Teles, em Irajá. Os demais, após sarqueamento, serão encaminhado para abrigos da rede da Prefeitura ou levados a retornar para suas residências.


A finalidade da ação foi atuar na abordagem e atendimento aos usuários de crack, que frequentam o morro do Cajueiro, oferecendo a possibilidade de encaminhamento para tratamento nos Centros de Atendimento Psicosocial (CPAS), ou internação em Centros de Referências Especializados, caso seja necessário.


- Precisamos agir de forma integrada para combater esse mal que é o crack. São adultos, crianças e adolescentes que precisam ser assistidos. É nosso dever acolher e oferecer a possibilidade de tratamento. O crack é hoje um grave problema de saúde pública, uma epidemia, um problema nacional da maior seriedade. É uma droga que destrói o ser humano muito rapidamente e por ser barato atinge a população mais pobre provocando um esgarçamento muito grande do tecido social. Precisamos de apoio do Governo Federal e da sociedade para enfrentarmos esse problema. Vamos buscar parceria com instituições, inclusive religiosa, que fazem o trabalho voluntário de cuidar de dependentes de crack. É um desafio muito grande, difícil, que vamos enfrentar para tirar as pessoas do vício e devolver a elas a dignidade que perderam - afirmou o secretário de Assistência Social, Rodrigo Bethlem que acompanhou a operação, que reuniu ainda a Subprefeitura de Madureira, Guarda Municipal e a Região Administrativa da Madureira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário