quinta-feira, 4 de novembro de 2010

DF alerta sobre casos de sarampo e diz que 8.000 crianças estão com carteira de vacinação desatualizada

Vacina é o único meio de se proteger contra a doença.
site - R7

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal fez um alerta sobre os casos de sarampo na região. A doença não é registrada no local desde 2000, mas a confirmação de casos em três Estados (Rio Grande do Sul, Paraíba e Pará) provoca preocupação.

De acordo com o órgão, é preciso que 95% da população esteja protegida da doença por meio de vacina – esse índice atualmente é de 90% e a estimativa é de que ao menos 8.000 crianças estejam com a carteira de vacinação desatualizada.

Ana Luiza Grisoto, gerente de Vigilância Epidemiológica e Imunização da secretaria, “os profissionais de saúde e os pais devem ficar atentos e verificar o cartão de vacinas de todas as crianças menores de seis anos”. A vacinação, oferecida gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é a única maneira eficaz de prevenção contra a doença.

A primeira dose da tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) deve ser aplicada quando a criança completa um ano de idade e o reforço deve ser dado entre os quatro e seis anos.

Ao todo, o Brasil já registrou 44 casos de sarampo em 2010. Três no Rio Grande do Sul, três no Pará e 38 na Paraíba. Em todos, os pacientes contraíram a doença em outros países ou em contato com infectados, os chamados casos importados.

O sarampo é uma doença contagiosa que se propaga no ar por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Os primeiros sintomas são: febre, tosse, catarro, conjuntivite e fotofobia (intolerância à luz). Depois, ocorre prostração (falta de energia e abatimento extremo) e o aparecimento de manchas avermelhadas na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário