terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Bolsas de doutorado na Alemanha com inscrições abertas

Fonte: uol

Estão abertas as inscrições para o Programa Conjunto de Bolsas de Doutorado Pleno, Sanduíche e Duplo Doutorado na Alemanha. Professores e pesquisadores interessados podem se candidatar até o dia 3 de março de 2011.

Há oportunidades em todas as áreas do conhecimento. Para participar, no entanto, os candidatos devem ter excelente qualificação científica e acadêmica. Enquanto às bolsas de doutorado integral são destinadas a mestres, as oportunidades de doutorado sanduíche e de duplo doutorado beneficiam profissionais matriculados em curso de doutorado em instituição de Ensino Superior. Neste último caso, será exigido que os candidatos tenham concluído todos os créditos do curso de doutorado no Brasil antes da partida para a Alemanha.

O programa prevê curso de alemão para todos os bolsistas selecionados antes do início da pesquisa. A duração do curso é estabelecida de acordo com o nível do conhecimento de cada candidato, a área da pesquisa na Alemanha e as condições e pré-requisitos da universidade anfitriã alemã.

Ainda sim os candidatos das áreas humanas e sociais devem apresentar, no mínimo, nível intermediário da língua. Nas demais áreas, os candidatos que não tenham proficiência em alemão devem apresentar bons conhecimentos de inglês. Os candidatos ao doutorado sanduíche só terão direito ao curso de alemão caso sua permanência na Alemanha seja de, no mínimo, dez meses.

Durante o curso de alemão, todos os bolsistas receberão alojamento, seguro-saúde e auxílio mensal no valor de 410 euros. Os demais benefícios variam de acordo com cada agência financiadora.

Mais informações podem ser obtidas no edital do programa ou pelo telefone (21) 2553-3296.

Nenhum comentário:

Postar um comentário