terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Prefeitura apresenta as instalações do Centro de Operações Rio, considerado o mais moderno do mundo

Centro vai servir como QG da prefeitura para planejar as operações da cidade e atuar em situações de emergência

27/12/2010


Beth SantosO prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, apresentaram nesta segunda-feira, dia 27, as instalações do Centro de Operações Rio, localizado próximo à sede administrativa da Prefeitura, na Cidade Nova. O novo equipamento é uma espécie de quartel general da Prefeitura, que vai reunir cerca de 30 órgãos municipais e concessionárias para operar o dia a dia da cidade, planejar grandes eventos (como Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016) e atuar em situações de emergência, como chuvas fortes, acidentes de trânsito e deslizamentos. A inauguração oficial acontecerá na próxima sexta-feira, dia 31, com a presença do presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge.

O projeto, pioneiro no Brasil, abriga um moderno prédio equipado com o que há de mais avançado em tecnologia para o gerenciamento de informações. Desenvolvido em parceria com a IBM, o Centro funcionará 24h, sete dias por semana, com o objetivo de integrar e interconectar informações de todos os órgãos envolvidos, antecipando soluções e minimizando as ocorrências, garantindo assim respostas mais rápidas na rotina da cidade e em situações de crise.

Acompanhado de diversos secretários municipais e de representantes das concessionárias, o prefeito Eduardo Paes destacou a importância desse novo Centro de Operações para a cidade.


Beth Santos- A partir do dia 31 passamos a contar com um sistema de operações mais moderno do mundo na cidade do Rio. O primeiro benefício que temos é a integração de todos os órgãos e concessionárias num espaço com toda informação disponível e com altíssima tecnologia. Isso permite, no dia a dia da cidade, um funcionamento muito melhor. E, numa situação mais crítica de crise, as decisões obviamente também serão tomadas com mais agilidade – afirmou Paes, esclarecendo que o novo espaço ainda opera em fases de teste.

- Teremos um período de adaptação, de aprendizado, de trabalhar essas informações. Já dispomos de um conjunto importante de tecnologia, desde a medição do nível de águas de rios, imagens das câmeras da CET-Rio, informações do novo radar adquirido pela Prefeitura e imagens cedidas pelas concessionárias. A previsão meteorológica, mais moderna, com o modelo que a IBM está desenvolvendo e que poderá fazer previsões de cada área da cidade com até 72 horas de antecedência, deve ficar pronta no final do primeiro semestre de 2011.

Este é o primeiro Centro na linha mundial de Cidades Inteligentes que irá integrar todas as etapas de um gerenciamento de crise: desde a antecipação, mitigação e preparação, até a resposta imediata aos eventos e realimentação do sistema com novas informações que podem ser usadas em futuros casos. Inicialmente, a tomada de decisões será baseada em 215 situações já mapeadas.

Beth SantosEntre os órgãos municipais que participam do novo Centro de Controle estão a Defesa Civil, CET-Rio, Geo-Rio, Rio Águas, Rioluz, Guarda Municipal, Comlurb, Iplan Rio, secretarias municipais da Ordem Pública, de Conservação, de Saúde, de Assistência Social, de Meio Ambiente, de Educação, de Habitação e Riotur. Além disso, também estão integrados ao projeto a CEG, a Cedae, a Light, o Metrô, a Supervia, a Rio Ônibus, a Ponte Rio - Niterói e a Lamsa.

Infraestrutura

As obras do COR foram iniciadas em agosto deste ano e envolveram mais de 400 operários e 200 profissionais, que trabalharam na elaboração e execução do projeto. O Centro de Operações Rio foi construído através de uma parceria da Prefeitura com a construtora RJZ Cyrella, a IBM, a Samsung e empresas de telecomunicações. No Centro de Operações, 400 profissionais dos órgãos envolvidos trabalharão diariamente, em três turnos, além de uma equipe de jornalistas que transmitirá as informações à imprensa e à população em tempo real, através de três boletins diários (6h, 11h e 18h), boletins extraordinários e twitter.

Todas as informações da cidade recebidas no Centro serão tratadas e geradas por 300 monitores espalhados em 100 salas. A Sala de Controle, centro de inteligência do projeto, possui o maior telão da América Latina, com 80 metros quadrados, de onde mais de 70 controladores irão monitorar a cidade em tempo integral. Na Sala de Crise haverá um
sistema de telepresença para agilizar a tomada de decisões em situações de emergência. Neste espaço será possível realizar reuniões virtuais com funcionalidade avançadas de áudio e vídeo, garantindo a participação de mais de 40 salas de reuniões ao mesmo tempo.

De acordo com Paes, a população vai poder receber as informações e se prevenir em situações de risco:

- Vamos ter sempre informações sobre o cotidiano da cidade em três boletins diários, com possibilidades de edições extraordinárias. Isso não é a solução dos problemas da cidade, mas vai ajudar a gente a operá-la e, quem sabe, encontrar soluções, às vezes, mais simples do que a gente imagina, para os problemas que o município enfrenta.

Segundo o secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório, "com a inauguração do Centro no dia 31, o Rio assume a liderança em termos de gestão de cidade no Brasil".


- Essa é uma ferramenta que permite a cidade gerir seu dia a dia com mais eficiência, responder às crises com mais rapidez e permite organizar com sucesso os grandes eventos esportivos dos próximos anos. Estamos na vanguarda da tecnologia, colocando o que há de mais moderno a serviço do carioca.

Texto: Juliana Romar
Fotos: Beth Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário