segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Assistência Social faz encontro para avaliar programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto


21/02/2011

Profissionais dos treze Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) do município participaram nesta segunda-feira, dia 21, de um encontro de atualização do programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, voltado para o acompanhamento de adolescentes em conflito com a lei. Cerca de trinta pessoas, dentre assistentes sociais e advogados das unidades sociais, discutiram ao longo de todo o dia sobre os procedimentos que são desenvolvidos no atendimento qualificado aos adolescentes.

Participante da reunião, a assistente social Valéria Souza, do CREAS Maria Lina de Castro Lima, localizado em Laranjeiras, considera fundamental a possibilidade de avaliar o trabalho realizado junto aos adolescente no período de cumprimento da medida. - Nesses encontros podemos trocar experiências e planejar ações futuras - afirmou.

Também atenta às questões levantadas pela Coordenação de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto, promotora do encontro, a advogada do CREAS Simone de Beauvoir, Paula Braga, acredita que o evento também auxilia na solução de problemas. - É uma ótima chance para expormos nossas dificuldades e encontrarmos alternativas - relatou Paula.

O Programa Medidas Socioeducativas em Meio Aberto é realizado pela cidade do Rio de Janeiro desde 2008 e atende a adolescentes que cometeram ato infracional, ou seja, a conduta descrita como crime ou contravenção penal, e receberam como medida socioeducativa a Liberdade Assistida e a Prestação de Serviço à Comunidade. O programa é desenvolvido em todas as regiões da cidade, de acordo com as áreas de abrangências das 10 CAS. Os adolescentes são atendidos nos 13 CREAS da cidade, favorecendo o acesso dos jovens e o trabalho de orientação e acompanhamento por equipe técnica formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, advogados e agentes comunitários. Dentre as ações que os adolescentes devem realizar estão previstas freqüentar a escola, tratamentos de saúde, cursos profissionalizantes e atividades de esporte, lazer e cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário