terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Prefeito e Secretária de Educação acompanham início do ano letivo 2011 nas escolas municipais



14/02/2011  » Autor: Fernanda Reis

O prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, deram início, nesta segunda-feira (14), ao ano letivo na rede municipal de ensino, que engloba 1.063 escolas e cerca de 650 mil alunos. O início letivo é marcado pelo déficit zero de professores nas escolas e novidades para o aprendizado em sala de aula, como a utilização da Educopédia, a implantação do Ginásio Carioca e de mais de 22 escolas em Turno Único. Todas essas ações contribuem para consolidar o salto de qualidade na educação carioca.

Juntos, prefeito e secretária participaram do primeiro dia de aulas na Escola Municipal Itália, em Rocha Miranda, que obteve uma das maiores médias do segundo segmento da rede no IDEB, 5,5. Na escola, eles apresentaram o novo método de ensino utilizado pela rede municipal, a Educopédia, uma plataforma de aulas digitais de cada disciplina com material de suporte aos professores, planos de aula, jogos pedagógicos e vídeos, que tem como objetivo tornar o ensino mais atraente para crianças e adolescentes. A secretária de Educação, Claudia Costin, enfatizou a importância deste novo método para alunos e professores.

- A Educopédia traz para as escolas aulas digitais com auxílio de projetores e materiais de apoio, como apostilas. Alunos e professores terão mais facilidade tanto para aprender quanto para ensinar, pois os estudantes já estão bem familiarizados com a internet. Além disso, eles terão a oportunidade de rever todo o conteúdo passado em sala de aula em qualquer computador – afirmou a secretária Claudia Costin.

Após a abertura do ano letivo 2011, o prefeito Eduardo Paes e a secretária Claudia Costin estiveram na escola Municipal Rostham Pedro de Farias, em Cavalcanti, a unidade passou por uma reforma geral e ganhou quatro salas de Educação Infantil, além de laboratório de ciências, sala de informática e quadra coberta. O prefeito destacou que com a melhoria das instalações, os alunos ganham em qualidade no aprendizado.

- É muito importante melhorar a qualidade do ensino para estes alunos, quando se tem um espaço melhor, a criança se sente muito mais atraída a frequentar a escola. Com isso, pretendemos superar a média do IDEB, pois as crianças se dedicarão muito mais aos estudos - constatou o prefeito Eduardo Paes.

A secretária de Educação, Claudia Costin, seguiu ainda para o Ciep Metalúrgico Benedito Cerqueira, em Cascadura, a escola foi adaptada para receber um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI). Com isso, foram criadas 100 vagas para crianças da Pré-escola. Em Guadalupe, a secretária reinaugurou ainda a Escola Municipal Ernani Cardoso, que foi totalmente reconstruída e ganhou refeitório, salas de leitura, artes, informática. Já em Campo Grande, a secretária participou da inauguração de uma quadra poliesportiva, que vai beneficiar os cerca de 1.100 alunos da Escola Municipal Alzira Araújo.

A secretária Municipal de Educação, Claudia Costin, esteve ainda na Escola Municipal Bolívar, no Engenho de Dentro, para acompanhar as obras de reestruturação no prédio da unidade escolar, onde foi implantado o Ginásio Experimental Carioca, uma iniciativa que contempla turmas que vão do 7º ao 9º ano, em dez escolas da Prefeitura – uma em cada região da cidade, funcionando em horário integral. Além de todo o material pedagógico estruturado, os alunos terão mais tempos de aulas de Português, Matemática, Ciências e Inglês. O prédio vai ganhar novos laboratórios de Ciências e de Informática para os cerca de 420 alunos da escola terem toda a estrutura necessária.

Aluna do 7º ano da Escola Municipal Bolívar, Jéssica Sertori, de 10anos, constatou que o Ginásio Experimental Carioca será um grande diferencial para o seu desenvolvimento escolar.

- Achei bem legal estudar em horário integral, vou ter mais tempo para aprender e para conviver com meus amigos de classe. O estudo vai ficar mais dinâmico com as aulas digitais da Educopédia. Vou poder rever as aulas em casa e me dedicar mais aos estudos – afirmou a aluna.

A professora de Matemática, Renata Caravalho, afirmou que as expectativas em relação ao Ginásio Experimental Carioca são as melhores possíveis.

- Todos nós estamos esperando que o projeto dê certo e vamos fazer de tudo para que assim seja, pois desta forma o Ginásio Experimental Carioca será levado a outras turmas, dando uma qualidade ainda maior a outros alunos – reiterou a professora.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário