sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Senad lança Centros Regionais de Referência em crack e outras drogas

Senad lança Centros Regionais de Referência em crack e outras drogas: "

Senad lança Centros Regionais de Referência em crack e outras drogas
17/02/2011 | Daniela de Matos Moralles

Brasília (DF) – O governo federal dará, nesta quinta-feira (17), o pontapé inicial para a criação dos Centros Regionais de Referência (CRR) em Crack e Outras Drogas. A partir das 10h, a presidenta Dilma Rousseff e os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, Saúde, Alexandre Padilha, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e Educação, Fernando Haddad, se reúnem no Palácio do Planalto com reitores e professores das 49 universidades federais e estaduais que se tornarão Centros Regionais de Referência (CRR) em Crack e Outras Drogas.

O encontro servirá para discutir o conteúdo dos quatro cursos que serão oferecidos nestas instituições, apresentar o processo de avaliação ao qual as instituições de ensino superior (IES) serão submetidas, além de estreitar o contato entre os parceiros.

Os Centros são uma iniciativa prevista no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, lançado em 2010. A finalidade deles é a formação permanente e a qualificação da intervenção de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social, que trabalham tanto com usuários de crack e outras drogas, quanto com as famílias dessas pessoas.

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) lançou, em 2010, edital público com processo seletivo para apoio financeiro à implantação dos CRR. Puderam concorrer IES públicas federais e estaduais com abrangência - para o projeto - igual ou superior a 500 mil habitantes.

O repasse federal é de até R$ 300 mil por projeto, que deverá ser aplicado na formação de 300 profissionais. Ao final de 12 meses, serão capacitados 14,7 mil profissionais, em 884 municípios de 19 estados. Os recursos são do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas e integram o orçamento do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) da Senad.


Cursos que serão oferecidos:

  • Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Médicos atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF) e no Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF);
  • Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais atuantes nos Hospitais Gerais;
  • Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas para Agentes Comunitários de Saúde e Redutores de Danos, Agentes Sociais profissionais que atuam nos Consultórios de Rua;
  • Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais das Redes SUS e SUAS.

Ministério da Justiça (MJ)

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário