quarta-feira, 23 de março de 2011

1746 - Prefeito inaugura nova central unificada de atendimento telefônico

Simone Candida - O Globo
RIO - Desde a zero hora desta quarta-feira a cidade passou a contar com a Nova Central de Tele-atendimento da prefeitura pelo número 1746. Batizada de Disque-Rio, ela absorveu os cerca de 70 números antes disponíveis para atendimento ao público (entre eles os 12 disques e 10 ouvidorias, como o Tele-Saúde e o Tele-Comlurb), abrangendo mais de mil tipos de solicitações. Pelo novo número, o carioca poderá, por exemplo, fazer pedidos de troca de lâmpadas, reparo de sinais de trânsito, pedir informações sobre IPTU, solicitar vistoria em locais com possíveis focos de dengue. Durante a ligação, o cidadão recebe um número de protocolo e um prazo para o cumprimento do serviço. Todos os serviços terão um prazo pré-estabelecido para atendimento. O telefone funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Segundo o prefeito Eduardo Paes, que inaugurou o 1746 na manhã desta quarta-feira, durante cerimônia no Centro de Operações Rio, o modelo é inspirado no 311, oferecido pela prefeitura de Nova Yorque, e possibilitará ao município controlar todos os pedidos e reclamações realizados pelo cidadão e fiscalizar o que está sendo cumprido. Antes da criação do Disque-Rio, a prefeitura recebia uma média de 200 ligações por mês nos mais diferentes telefones. A capacidade do novo sistema é de atender 600 mil ligações por mês. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 26 milhões no novo serviço.
- Este é um importante instrumento de gestão, pois teremos o controle do atendimento em toda a cidade. Diariamente, eu mesmo vou acompanhar os relatórios gerados para sabermos quais os principais problemas da cidade naquele dia e vamos acompanhar também os prazo. Podemos dizer que deixamos o 311 no chinelo - brincou Eduardo Paes.
Para tornar o serviço ainda mais eficiente, a Secretaria municipal da Casa Civil criou metas, que poderão gerar prêmios em dinheiro aos servidores dos órgãos que atenderem as demandas em um tempo inferior ao informado ao cidadão por telefone:
- Por exemplo, para troca de lâmpada num poste, damos ao cidadão o prazo de sete dias a partir do pedido, mas internamente trabalhamos com um prazo menor, de 72 horas - explica o secretário da Casa Civil Pedro Paulo.

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