quinta-feira, 24 de março de 2011

PARA QUE E PARA QUEM DESTINAM-SE AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

PARA QUE E PARA QUEM DESTINAM-SE AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: "Olá amigos, hoje tentarei esclarecer algumas dúvidas quanto as Salas de Recursos Multifuncionais visto que tenho observado a necessidade em minhas visitas do entendimento de toda Escola da importãncia delas na vida de cada aluno atendido. Vamos começar então?
Para que a inclusão educacional, que é direito de nossos alunos, efetivamente aconteça, é preciso dar um resignificado as práticas pedagógicas, sendo assim se faz necessario que recursos diversos estejam disponíveis e ao alcance dos alunos, professores e gestores para que juntos, façam parte deste processo. Sendo o publico alvo alunos matriculados em turmas regulares e vindos da educação especial, já dá para se ter uma idéia de quanto é angustiante para o professor não se achar capaz de atender esse aluno, esse sentimento é o primeiro grande equivoco, digo isso porque justamente o contrário acontece, o professor por receber esse aluno se transforma na base da pirâmide e sem perceber busca o melhor.
Digo sempre que o aluno especial é aquele que chega na sala e balança as estruturas do professor em todos sentidos, e juntos acabam sempre superando suas limitações, porque cada um de nós tem uma, isso é fato.
A educação especial é uma modalidade de ensino transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, e o AEE (Atendimento Educacional Especializado) disponibiliza os recursos para que o aluno tenha condições de apropriar-se da aprendizagem, tendo seus limites respeitados, e o professor tenha o apoio em sala de aula para adaptação dos conteúdos as necessidades desse aluno.
É impossivel obter o resultado desejado sozinho, mais juntos, professor da turma, professor do AEE e aluno desenvolvendo um trabalho que certamente não é fácil, como nenhum outro é, estarão contribuindo para mudança de paradigma dentro do ambiente escolar tornando o espaço como um todo harmoniosamente dedicado a desenvolver um trabalho pedagógico capaz de agregar todos na luta por uma educação de qualidade, ampla e irrestrita.
A pergunta que sempre me fazem é sobre quais alunos podem ser encaminhados a SRM, visto que como escrevi no post anterior, há uma grande confusão em diferenciar o aluno com dificuldades de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual, para que fique bem claro, os alunos devem ser oriundos de classe especial, com deficiência, que são aqueles com impedimento a longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial, TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento) que são aqueles que apresentam alterações no desenvolviemtno neuropsicomotor que comprometem suas relações sociais, como autismo, sindromes do espectro do autismo e psicose infantil , altas habilidades e superdotação, que estejam integrados em turmas regulares.
O AEE deve sempre acontecer no contra turno, de preferência na escola mais próxima ou na própria do aluno, quando houver.
Existem 02 tipos de Sala de Recursos Multifuncionais.

Sala de Recursos Multifuncionais do Tipo I que é composta dos seguintes materiais :

- 02 microcomputadores
- 01 lap top
- 01 estabilizador
- 01 scanner
- 01 impressora a laser
- 01 teclado com cokméia
- 01 acionador de pressão
- 01 mouse com entrada para acionador
- 01 lupa eletrônica
- 01 mesa redonda
- 01 mesa para impressora
- 04 cadeiras
- 01 armário
- 01 quadro branco
- 02 mesas para computador
- 02 cadeiras
- 01 material dourado
- 01 esquema corporal
- 01 bandinha ritmica
- 01 memória de numerais
- 01 tapete alfabético
- 01 software de comunicação alternativa
- 01 sacolão criativo monta tudo
- 01 quebra cabeças de sequência lógica
- 01 dominó de associação de idéias
- 01 dominó de frases
- 01 dominó de animais em libras
- 01 dominó de frutas em libras
- 01 dominó tátil
- 01 alfabeto Braille
- 01 kit de lupas manuais
- 01 plano inclinado - suporte para leitura
- 01 memória tátil

Sala de Recursos tipo II (além de os materiais da SRM do tipo I)

- 01 impressora a braille - pequeno porte
- 01 máquina de datilografia braille
- 01 reglete de mesa
- 01 punção
- 01 soroban
- 01 guia de assinatura
- 01 kit de desenho geométrico
- 01 calculadora sonora

E de responsabilidade de todos, a elaboração do PPP contemplando estratégias pedagógicas e de acessibilidade onde haja articulação entre os professores do AEE, do ensino regular e de toda equipe escolar, visto que cada aluno deverá ter definido um cronograma de atendimento e organização das estratégias a serem utilizadas, de modo a assegurar o pleno e irrestrito acesso em igualdade de condições dos demais alunos.
Mais uma vez só podemos comprovar que a educação sozinha é solidão, precisamos um do outro e sabemos que as pedras no caminho aparecerão, mais teremos sempre uma mão amiga que nos ajudará a retira-las.

Um beijo carinhoso a cada um ....

Claudia de Moraes Nascimento

(Claudinha)
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