sábado, 5 de março de 2011

Dicas para o Carnaval

Dicas para o Carnaval: "



Brincar no Carnaval é assunto sério! Em alguns lugares o carnaval já começou há alguns dias atrás e em outros iniciará hoje e amanhã.

Para que você curta seu carnaval numa boa e com a saúde de intacta, o Cuidando do Corpo traz algumas dicas para você não parar de sambar e dançar.

É no carnaval que as pessoas se soltam, brincam, dançam , pulam, sambam, mas esquecem que para manter o fôlego é preciso de alguns cuidados básicos e essenciais.

Nem todo mundo sabe que para aproveitar os dias de carnaval é preciso disposição e muita atenção com o organismo, que gira em um ritmo bem mais acelerado, quase num compasso de bateria de escola de samba.

Além da atenção especial com a alimentação e com a reposição de líquidos, o folião precisa deixar o corpo em sintonia com a carga de exercícios que vem por aí.

O esforço feito nesta época pode ser comparado com as atividades físicas de média e alta intensidade. Ou seja, quem não tem o hábito de frequentar uma academia, de suar em uma esteira ou de fazer cooper no parque, deve se prevenir para não sofrer nenhuma lesão ou sentir aquelas dores incômodas.

O ideal seria que para deixar o organismo pronto para a maratona de folias, caminhadas frequentes e alongamentos, isso se você ainda quer recuperar o fôlego quase perdido.

Outra dica especial é para os protagonistas que suportam todo o peso da farra: os pés. O cuidado com eles deve começar bem antes de se pensar em colocá-los para sambar: deve-se evitar lixar ou raspar os pés nas semanas que antecedem o evento - pés muito alisados estão mais propensos a bolhas e machucados; cremes a base de cânfora e arnica e massagens de reflexologia também são uma boa pedida para quem quiser preparar ou descansar os pés.

Outro cuidado que merece atenção é a alimentação. A ingestão exagerada de alimentos pode prejudicar a diversão - gordura em excesso ou falta de alimentos saudáveis são algumas das razões que mais tiram os foliões da pista de dança.

O seu corpo vai precisar queimar energia, pois estará em constante movimento. Tirar proveito de uma alimentação balanceada, com nutrientes essenciais, como os que são encontrados em carboidratos (arroz, pães, batata e macarrão) sem abusar de óleo – frituras. Prefira verduras e frutas frescas para se ter mais pique.

Lembrem-se da hidratação. Antes de cair na avenida, consuma 500 ml de água e durante a festa, beba de 150 a 200ml a cada 15 minutos.

O uso de bebidas deve ser criterioso. Para não ter problemas com a instalação de doenças infecciosas – resultado da depressão no sistema imunológico – é aconselhável que você intercale o álcool com água de coco, pois ela é de baixo teor calórico e é rica em nutrientes, além de ser um excelente “cura-ressaca”.

Falando em energéticos, muitas pessoas consomem para ter um pique a mais e melhorar a performance. Lembrando que bebidas que contém cafeína estimulam a perda de líquidos no organismo e aumentam os níveis de animação e disposição. Portanto não descuide da hidratação!

Os pequeninos também merecem cuidados especiais no carnaval

No carnaval também tem diversão para as crianças nas matines e para que elas possam desfrutar da animação que merecem, as mamães devem se ater a alguns cuidados, como a escolha do local da matinê e das fantasias.

Escolha o local da matinê, como lugares amplos e arejados.

Evite salões com escadas e janelas no segundo andar, se não tiver outra opção, repare se há proteção nas janelas, e anti derrapantes nos degraus das escadas, além do corrimão.

A escolha da fantasia deve ser confortável, evitando tecidos sintéticos, que não permitem a transpiração adequada do corpo e que causem alergias. Lantejoulas e brilhos devem ser evitados, pois podem machucar os olhos, ou ir a boca da criança, principalmente no caso de crianças menores de três anos.

Prefira um calçado confortável como, sapatilhas e tênis.

Na alimentação os cuidados são os mesmos dos adultos e na hidratação não espere a criança pedir para beber, ofereça água e sucos sempre, na folia muitos se esquecem de que estão com sede.

E para segurança das crianças é importante não tirar os olhos deles.
Não deixe a criança sozinha com estranhos, NUNCA!

Toda criança deverá ter um crachá, amarrado ao pulso, como uma pulseirinha, contendo nome, telefone, endereço, e nome dos pais.

Em locais onde há rios, lagos ou piscinas, a atenção deve ser redobrada.

Use protetor solar, se estiver na praia, mesmo a sombra o uso do protetor é aconselhável tanto para crianças como para os adultos.


Antes de cair na folia, faça alguns exercícios de alongamento e relaxamento para evitar distensões e outras complicações.



Bom Carnaval!

Fonte: http://www.google.com.br/imgres
http://www.cuidandodocorpo.com/2009/02/no-carnaval-de-atencao-sua-saude.html

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário