domingo, 13 de março de 2011

Por que ler para bebês?

Por que ler para bebês?: "POR QUE algumas crianças desenvolvem o amor pela leitura e outras não?
Por que umas falam cedo e outras demoram?
As respostas estão ligadas ao estímulo que os bebês recebem quando bem novinhos, inclusive a leitura, como mostra este excelente artigo publicado pelo site Kids Health for Parents.
“Você deve se perguntar quais são os benefícios de ler para o seu bebê se ele não entende o que você está lendo. Mas você esperaria que seu filho pudesse entender o que diz antes de começar a falar com ele? E você também não deixaria de cantar pra ele até que pudesse cantar sozinho ou brincar até que ele pudesse brincar sozinho. Quando o bebê nasce, o seu cérebro pode fazer muita coisa, mas ainda não está totalmente desenvolvido. Quanto mais os sentidos são estimulados, mais rápido será o desenvolvimento do cérebro.
Portanto, ler em voz alta para o seu pequeno é uma atividade maravilhosa que você pode compartilhar com ele desde já e por muito mais tempo. A leitura ensina a comunicação básica , introduz números, letras, cores e formas, ajuda a construir vocabulário, a estimular a memória e a ouvir. Acredite ou não, quando o seu filho fizer um ano, ele já vai ter aprendido todos os sons necessários para o aprendizado da sua língua materna. Quanto mais histórias você ler pra ele, quanto mais palavras ele ouvir, melhor vai ser o seu vocabulário e fala.
Quando você lê, ele percebe suas emoções e sons expressivos, isso ajuda o desenvolvimento emocional.
A leitura também o convida a olhar, apontar, tocar e responder perguntas que você faz, imitar sons, reconhecer imagens, virar páginas e mais tarde, repetir palavras – tudo parte do desenvolvimento social e psicológico dele. Mas talvez a razão mais importante da leitura para o bebê seja a conexão emocional entre o seu colo, a sua voz, seu carinho e os livros. Ler para ele demonstra que a leitura é importante.”

Gif
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário