segunda-feira, 7 de março de 2011

A relação da Audição com a Fala, por que o "surdo" é "mudo"?

A relação da Audição com a Fala, por que o "surdo" é "mudo"?: "A audição é pré-requisito para o desenvolvimento da linguagem oral, pois é escutando que o bebê aprende a falar. Muita gente ainda pensa e diz que 'todo surdo é mudo'. A verdade é que o portador de deficiência auditiva muitas vezes não fala porque não recebeu os estímulos auditivos necessários para desenvolver a linguagem oral - e não porque existe um problema anatômico no aparelho fonoarticulatório (boca, língua, pregas vocais, etc).

Gostaria de apresentar uma escala de habilidades (Ruth Griffths, 1954) do desenvolvimento normal da função auditiva associada ao desenvolvimento da linguagem oral. Ela pode ser útil aos profissionais, em especial educadores e pediatras, que acompanham o desenvolvimento geral da criança. Aos pais, esta escala também é útil para reconhecerem como está o desenvolvimento de seus filhos. O Fonoaudiólogo é o profissional indicado para avaliar a Linguagem e a Audição da criança, caso seja observado que ela não está realizando as habilidades esperadas para a faixa estária em que se encontra.

PRIMEIRO ANO DE VIDA

Primeiro trimestre
1. O bebê assusta-se com sons.
2. É aquietado pela voz da mãe.
3. Produz sons murmurados, além do choro.
4. Escuta un sino tocando em intensidade baixa, perto dele.
5. Produz ruídos definidos, uma sílaba.
6. Procura os sons com movimentos oculares.
7. Escuta música.
8. Produz dois ou mais sons diferentes.

Segundo trimestre
1. Procura o som com movimentos de cabeça.
2. Ri alto.
3. Vira sua cabeça deliberadamente para sinos.
4. Presta atenção ao som de um diapasão.
5. Gorgeia ou pára de chorar quando ouve música.
6. Fala ou balbucia para as pessoas.
7. Manipula o chocalho.
8. Produz quatro ou mais sons diferentes (sons simples separados ou sílabas).

Terceiro trimestre
1. Responde quando é chamado.
2. Usa balbucio de duas sílabas.
3. Grita para chamar a atenção.
4. Escuta com atenção a uma conversa.
5. Usa tons de canto.
6. Usa frase balbuciadas de quatro ou mais sílabas.
7. Diz mama ou dada. Emite uma palavra de modo claro.
8. Escuta com atenção o despertador.

Quarto trimestre
1. Meneia a cabeça para dizer 'não'.
2. Diz duas palavras claras.
3. Usa balbucios curtos com significado, com sentenças.
4. Toca o sino.
5. Reage à música vocalmente.
6. Balbucia monólogos quando está sozinho.
7. Emite três palavras de modo claro.

SEGUNDO ANO DE VIDA

Primeiro trimestre
1. Tenta cantar.
2. Olha figuras durante pouco tempo.
3. Sabe seu próprio nome.
4. Gosta de cantigas com rimas e 'jingles'.
5. Emite quatro ou cinco palavras claramente.

Segundo trimestre
1. A criança identifica um objeto numa caixa, quando este é nomeado.
2. Emite seis ou sete palavras claramente.
3. Produz longas conversas balbuciadas, com algumas palavras claras.
4. Entretém-se com um livro de figuras.
5. Identifica dois objetos numa caixa.
6. Emite nove palavras claramente.

Terceiro trimestre
1. Identifica quatro objetos numa caixa.
2. Possui um vocabulário de 12 palavras claras.
3. Vocabulário de figuras _ nomeia uma palavra.
4. Emite combinações de palavras.
5. Vocabulário de figuras - duas figuras são nomeadas.

Quarto trimestre
1. Escuta atentamente as estórias
2. Vocabulário - 20 palavras claras.
3. Nomeia quatro brinquedos.
4. Produz sentenças de quatro ou mais palavras.
"

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